quinta-feira, 25 de abril de 2013

Ventisquero lançou no Brasil o Grey GCM: Grenache, Carignan e Mataro Mouvedre em uma única garrafa

A vinícola, representada pela Cantu, também apresentou o Grey Pinot Noir assinado por Felipe Tosso e o Sauvignon Blanc do deserto de Alejandro Galaz, enólogo da marca boutique Ramirana. A linha que inaugurou a categoria de rótulos premium da Viña Ventisquero completa dez safras. A história dos vinhos Grey se mistura à origem da vinícola chilena, que comemora com o lançamento do Grey GCM - Garnacha, Cariñena e Mataro (também conhecidas como Grenache, Carignan e Mouvedre) e do Grey Pinot Noir, ambos assinados por Felipe Tosso, um importante enólogo que conheci em minha última visita ao Chile.
O enólogo-chefe da Viña Ventisquero encontrou em Apalta, Vale de Colchagua, o terroir ideal para cultivo de Garnacha, Cariñena e Mataro, três variedades mediterrâneas que se adaptaram aos blocos únicos de La Roblería. Estive lá e provei os vinhos in loco. A ousada mescla tem taninos maduros, sabor frutado e final longo e suave. É um tinto jovem (colheita de 2012), eleito o melhor de Colchagua no Guia Descorchados 2013.
Para o Grey Pinot Noir, Felipe Tosso selecionou uvas provenientes do terroir de Leyda, um vale próximo ao mar (cerca de 8 quilômetros) que sofre influência direta da costa e do Rio Maipo. Devido às baixas temperaturas do local, o vinho apresenta maior expressão aromática, frescor e acidez, cor vermelho intenso e aromas de frutas, como ameixa e framboesa.
Os rótulos Grey seguem o conceito “single block”, terroirs cuidadosamente escolhidos e com suas particularidades expressas em lotes exclusivos da linha.
Sauvignon Blanc do deserto. A Ramirana, marca boutique da Viña Ventisquero, trouxe ao ExpoVinis o premiado Sauvignon Blanc de Huasco, que nasceu no coração do deserto chileno e venceu a categoria “Chosen Norte” com 93 pontos na última edição do Guia Descorchados.
De autoria do enólogo Alejandro Galaz, os vinhos Ramirana são provenientes de terroirs costeiros, caracterizados por temperaturas mais baixas que proporcionam expressão aromática intensa, originalidade, frescor e boa acidez ao vinho.
Criada em 1998, a Ventisquero é liderada por uma equipe jovem, criativa e de espírito empreendedor, que vem ganhando destaque no mundo vitivinícola por seus rótulos e conceitos inovadores na produção de seus vinhos. A vinícola possui escritório em diversos países e seu portfólio apresenta vinhos premiados internacionalmente como o Pinot Noir Herú, além dos ícones Vertice e Pangea, elaborados pelo enólogo-chefe Felipe Tosso em parceria com o enólogo australiano John Duval. Em 2012, foi a Ventisquero recebeu o “Certificado de Sustentabilidade Wines of Chile” em 100% de seus vinhedos por suas práticas de certificação sustentável em todos os campos de cultivo.
Empresa do grupo Cantu, com sede no estado do Paraná, a Cantu Importadora iniciou suas operações em 2004 trazendo ao Brasil os vinhos chilenos da Viña Ventisquero. Hoje, figura entre as maiores importadoras de vinho do país e conta com um amplo portfólio, com mais de 300 rótulos da Alemanha, Argentina, Espanha, França, Itália, Portugal e Uruguai. Entre as marcas de destaque, também estão a maison Pommery, Susana Balbo (Dominio del Plata), Quinta do Vallado e Cockburn´s, o porto mais vendido do mundo.

Nenhum comentário: