sexta-feira, 19 de abril de 2013

Suco de uva estará na meia maratona dos vinhos



Caroline Dani vê o vinho com outros olhos
                       Arquivo JN

A meia maratona dos vinhos chegará ao Vale dos Vinhedos (RS) no início de maio com uma série de atrações ligadas à cultura da bebida. Estrela da Wine Run Brasil, que une o desafio de uma meia maratona na Serra Gaúcha a um leque de atrações nas vinícolas da região, o vinho dividirá as atenções com outra bebida no evento. O suco de uva 100% integral, produto exclusivamente brasileiro, vem conquistando as mesas do País e promete ser um grande aliado dos atletas nas competições. Quem garante é a Caroline Dani, pesquisadora sobre o tema, que dará uma palestra aos participantes do evento em 3 de maio, véspera da corrida, na Casa das Artes, em Bento Gonçalves.
O suco de uva integral possui 100% de polpa da fruta, sem conservantes, açúcar ou adição de água. Por isso, é o que apresenta a composição mais próxima à do vinho. Normalmente é vendido em garrafas de vidro, diferente do suco concentrado, o chamado néctar, vendido nos supermercados em caixinhas TetraPark e com apenas 20 a 30% de polpa. Tido como um alimento funcional, com vários benefícios para a saúde, o suco 100% uva vem ganhando a preferência dos brasileiros desde 2011, quando sua venda cresceu 30,4% em relação a 2010, de acordo com levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
"Por ser integral, o suco 100% uva preserva mais as substâncias presentes na uva, como os antioxidantes, que combatem os radicais livres. Por isso, é muito útil para atletas que praticam esportes de alta intensidade, como maratonas, liberando muitos radicais livres durante o esforço físico", aponta a Dra Caroline Dani, biomédica com mestrado e doutorado na área de Bioquímica da Nutrição e uma das principais pesquisadoras sobre o tema no Rio Grande do Sul. "O suco ainda é um repositor de minerais, que os atletas acabam eliminando pelo suor durante as corridas."
Vinda de uma família de vitivinicultores, Caroline sempre se interessou pela cultura da uva e, desde 2004, pesquisa os benefícios do suco integral da fruta. Logo aprendeu a tornar o alimento também um aliado na sua rotina como atleta. "Sempre gostei muito de correr. Faço parte de uma equipe em Porto Alegre, e já ganhei a Maratona Internacional de Porto Alegre, na minha categoria por faixa etária", conta. A biomédica, mãe de Rafael há pouco mais de 40 dias, diz ainda que as pessoas se surpreendem com a sua boa disposição. "Me perguntam como eu posso estar tão bem, tão pouco tempo depois de dar à luz, e eu respondo que o meu segredo é o suco de uva."
A produção do suco 100% uva para o mercado brasileiro é relativamente recente. "Até 2009, a produção atendeu principalmente o mercado externo, tendo pequenas quantidades exportadas. Com o aumento do consumo dentro do Brasil,começamos em 2012 atividades de promoção no mercado interno, também", explica Edgar Sinigaglia Jr, coordenador do Projeto 100% Suco de Uva do Brasil pelo Ibravin. "A produção é feita principalmente no Rio Grande do Sul (onde atualmente metade das uvas americanas processadas vão para o suco),. Alguns novos polos estão surgindo em Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Pernambuco, mas o grande volume vem daqui", acrescenta Edgar.
A Wine Run Brasil terá largada às 8h30 do dia 4 de maio, na Vinícola Aurora (rodovia RS 444), no município de Bento Gonçalves. O prazo limite dechegada é 12 horas, na Via Trento, no campo de futebol em frente à subprefeitura do mesmo município. A meia maratona terá a participação de 1.200 corredores, divididos em três categorias : individual (21 km), dupla (10,5 k cada) e trio (7 km cada).
Agenda do evento
sexta-feira, dia 03 de Maio
Palestras Gratuitas, Casa das Artes, Bento Gonçalves
17hs - "Efeitos beneficos do suco de uva para desportistas", Dra. Caroline Dani.
18hs - "Corrida, Sexo, e Coração: uma conversa no Vale dos Vinhedos", Dr. Ricardo Stein
19hs - "Degustação de vinho, introdução e conhecimento", Christian Burgos (ADEGA).
Grande Hotel Dall Onder
20hs - Jantar de Massas
Sábado, dia 04 de Maio
8h30 - Largada da Wine Run, todas as categorias
10h - "Festa do Espumante" - Arena de Chegada
11h30 - Cerimônia de Premiação e sorteio de brindes
20h - Jantar com vinho, Vinicolas e restaurantes participantes.
Com realização da Zenith Marketing e da Revista Adega, a Wine Run 2013 é patrocinada pela Caixa Econômica Federal e conta com o apoio de IBRAVIN, Suco de Uva do Brasil, Aprovale, MIOLO, Casa Valduga, Aurora, Perini, Pizzato, RIO SOL, Dall Onder, SHRBS, FRUKI, Bento Convention Bureau, Parque Vivatto, Gambatto Sul, Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretaria de Esportes e Lazer RS, FUNDERGS e Prefeitura de Garibaldi.

Nenhum comentário: