domingo, 7 de abril de 2013

Sebrae/RS e Ibravin oferecem treinamento para empresas de gastronomia


Em função das oportunidades que a oferta de vinhos traz aos estabelecimentos de alimentação fora do lar, o Sebrae/RS fechou parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O resultado da união é uma capacitação para aprimorar o serviço, a harmonização e as técnicas corretas para a venda da bebida. O treinamento é gratuito para bares e restaurantes que participam do projeto Turismo Gastronômico, desenvolvido pelo Sebrae/RS.
A capacitação chama-se “Profissionais do Vinho” e é realizada individualmente. Ou seja, os profissionais da Ibravin visitam cada um dos estabelecimentos, analisam os tipos de cardápio e de serviços e, a partir daí, criam uma carta de vinhos de acordo com o perfil dos clientes dos locais participantes. O curso tem carga horária de quatro horas, podendo ser realizado em um único encontro.
Uma das empresas mais participativas no projeto do Sebrae/RS, o restaurante Bazkaria – localizado no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre – será um dos participantes do treinamento. O espaço gastronômico já comercializa a bebida, mas segundo a gerente operacional do negócio, Júlia Etchepare, a ação é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento sobre o assunto: “Temos bastante procura de vinhos no nosso estabelecimento. Por isso, a qualificação é importante para que a equipe possa ampliar o entendimento e logo repassar ao cliente, aumentando, assim, a lucratividade”, explica.
De acordo com o presidente do Sebra/RS, Vitor Augusto Koch, pesquisas apontam grande potencial para o aumento da oferta de vinhos nas micro e pequenas empresas (MPEs) do setor. “Um trabalho que qualifique a oferta desses produtos pode impactar em um aumento de até 40% no faturamento dos pequenos negócios”, afirma. Todo material utilizado no treinamento é disponibilizado pelo Ibravin: apostila, vinhos, suco de uva, taças e cuspideiras.
O projeto Turismo Gastronômico é desenvolvido pelo Sebrae/RS da Regional Metropolitana. Seu principal objetivo é promover a profissionalização da gestão e estimular as boas práticas de manipulação de alimentos. “Para atingir esse objetivo, auxiliamos os pequenos empreendimentos a aprimorar a gestão, garantir a segurança dos produtos e aumentar a integração e troca de experiências entre os empresários do setor”, afirma o gerente do projeto, Roger Klafke. As empresas interessadas no curso “Profissionais do Vinho” devem entrar em contato com o Sebrae/RS pelo email: rogerk@sebrae-rs.com.br.

Nenhum comentário: