sexta-feira, 19 de abril de 2013

Roteiro de gastronomia e vinho pela França

Meu amigo Philippe Remondeau, chefe de cozinha e proprietário do restaurante Chez Philippe, em Porto Alegre, vai coordenar um grupo de viajantes pelos melhores locais Dan França para se comer e beber bem. A operação é da Biarritz Turimos.
O pacote de sete noites inclui hospedagem em hotéis de quatro e cinco estrelas e jantares e almoços em restaurantes premiados pelo indiscutível Guia Michelin. Conhecer umas das regiões mais charmosas da França por meio de seus aromas, sabores e belezas é a principal proposta de um roteiro especial e absolutamente exclusivo. A proposta é descobrir os principais encantos da Provence por meio de sua culinária na companhia de um renomado chef francês, o já quase brasileiro Philippe Remondeau, que comanda há 10 anos o principal restaurante de Porto Alegre, o Chez Philippe.
O pacote, que inclui estada de sete noites em hotéis refinados e luxuosos, é uma verdadeira experiência sensorial por essa região da França que foi a principal fonte de inspiração de mestres como Van Gogh, Paul Cézanne, Gaugin e tantos outros pintores impressionistas.
O roteiro tem início em Les Baux Provence, uma das regiões vinícolas mais famosas da França, onde são produzidos os vinhos de Côte du Rhône, como o Chateauneuf du Pape. A cidade também é famosa por seus ciprestes no Vale do Rhôdano, que tanto inspiraram Van Gogh em uma de suas fases mais prolíficas.
De lá, a viagem segue àquela que pode ser considerada a capital da alma provençal: Aix en Provence. Essa cidade medieval, hoje um vívido centro estudantil, concentra talvez o que há de mais especial nessa região. Grande culinária, charme, beleza, requinte e mistério. Foi nos arredores, em suas áreas montanhosas, que Paul Cézanne pintou seus principais quadros. É ali, também, onde se estendem os magníficos campos de lavanda, que estarão absolutamente floridos durante o tour.
Chef Philippe Remondeau
                                      Arquivo JN

Em Aix en Provence os viajantes também serão recompensados com o que há de melhor na hospitalidade francesa. As três noites serão no Hotel Pigonnet, um cinco estrelas clássico, repleto de luxo, sofisticação e, claro, muito charme. O hotel fica a poucos minutos do fascinante centro histórico da cidade. Também ali poderão se deliciar em um jantar no restaurante Pierre Reboul, um autêntico representante da moderna cozinha recreativa - e criativa - francesa. Não à toa, o estabelecimento é dono de uma estrela do renomado Guia Michelin.
O tour segue para Bonnieux, uma tradicional vila da Provence encrostada nas montanhas. A cidade, uma pequena joia medieval, é lar do Relais & Chateaux La Bastide de Capelongue, um cinco estrelas absolutamente exclusivo, com apenas 17 quartos e vista para os campos de lavanda. É lá também onde os participantes poderão degustar as delícias do chef Edouard Loubet, dono de duas estrelas do Guia Michelin. Será ele, também, que irá conduzir uma aula de cozinha aos viajantes. O roteiro inclui também passeios por áreas turísticas mais tradicionais, como Avignon, ex-sede da Igreja Católica no século XIV, ou Marseille, além de um passeio de barco no mar Mediterrâneo.
A saída ocorrerá no dia 17 de junho, com retorno em 25 de junho, e todo o trajeto é acompanhado pelo chef Philippe Remondeau. O número máximo de participantes de cada tour é de 16 pessoas e o mínimo de 12. Os preços do pacote terrestre - que não inclui as passagens aéreas entre Brasil e França - variam de € 3 mil a € 3,5 mil, a depender do número de participantes.
A operadora Biarritz Turismo, fundada em 1993, oferece roteiros exclusivos para grupos e desenha itinerários personalizados em várias regiões da França, sejam eles românticos, gastronômicos, culturais, esportivos ou de negócios, de acordo com os desejos de seus clientes. Mais informações podem ser encontradas no site www.biarritz.net.br ou no telefone (51) 3026.2233.

Nenhum comentário: