quinta-feira, 25 de abril de 2013

Presença francesa recorde na Expovinis 2013



Jornalista Vera dos Anjos (11 3087-3122), responsável pela Comunicação e Assessoria de Imprensa da Ubifrance Brasil, na Embaixada da França, manda informar sobre a participação francesa no maior salão de vinhos da América Latina, que começará, dia 24, em São Paulo. Com cerca de 60 expositores em seu Pavilhão, a França renova fielmente sua participação na Expovinis.Or5ganizada pela Ubifrance, esta presença francesa recorde terá como destaque, nesta edição, a região de Bordeaux. Degustações e apresentações, destinadas a profissionais e consumidores, estão programadas e contarão com a presença do Sindicato das AOC Bordeaux & Bordeaux Supérieur. Desta forma, o know-how vinícola francês será exposto em sua total diversidade aos 19.000 visitantes aguardados, de 24 a 26 de abril de 2013, em São Paulo.
A França terá o maior pavilhão Internacional na Expovinis 2013, demonstrando assim todo o seu empenho em seduzir os consumidores sul-americanos. Além da região de Bordeaux que terá o maior número de representantes, 10 outras também estarão entre os expositores franceses: Loire, Beaujolais, Sud-Ouest, Champagne, Vallée du Rhône, Provence, Languedoc Roussillon, Bourgogne, Corse e Cognac. Por sua vez, os negociadores oferecerão vinhos de todas as regiões francesas.
Os vinhos franceses estarão distribuídos em Ilhas, destacando cada uma das regiões produtoras: Aquitaine, Loire, Beaujolais e Provence, espaços estes organizados em parceria com órgãos regionais: Agence Aquitaine de Promotion Agroalimentaire (AAPrA) – Agência de Promoção Agroalimentar da Aquitaine, Service Promotion des Pays de la Loire ( Serviço de Promoção do Pays de la Loire), Centrexport, -Pôle Export de Centréco (Polo de Exportação Centréco), Agence de Développement et de Promotion Economique de la Région Centre (Agência de Desenvolvimento e de Promoção da Região Central), Union Interprofessionnelle des Vins du Beaujolais (União Interprofissional dos Vinhos Beaujolais) e Provence Club Brasil.
Paralelamente a esta exposição, serão realizadas apresentações com a participação do Sindicato das AOC Bordeaux & Bordeaux Supérieur.No Pavilhão França, os «Master Class» permitirão que o consumidor aprenda a degustar e conheça as denominações Bordeaux e Bordeaux Supérieur que, por seu volume, representam a maior família de vinhos da Região de Bordeaux.
Os profissionais (donos de restaurantes, sommeliers, jornalistas e importadores) também poderão participar destas sessões, de maneira mais exclusiva e serão convidados a descobrir em primeira mão os vinhos Bordeaux Bordeaux Supérieur franceses, na terça-feira, 23 de abril de 2013, véspera do salão, das 15 às 18 horas, na Residência do Cônsul Geral da França em São Paulo (confirmações e convites através do e-mail: emil.lecamp.INT@ubifrance.fr
O Brasil atingiu a marca de 40 milhões de novos consumidores de vinhos nos últimos 10 anos. As importações de vinhos encontram-se em alta constante desde 2003, com importações, sobretudo do Chile e da Argentina. Estes dois países representam mais da metade das quantidades importadas no ano de 2012, respectivamente 35,7% e 21,2%.
Em 2012, mais de 736.530 hectolitros de vinhos (de todos os segmentos) foram importados pelo mercado brasileiro, contra 720.580 hl em 2011 (fonte: GTA).
A França, mantendo a 5ª posição no ranking dos fornecedores, registrou entre 2011 e 2012 uma queda em termos de volume (-2,4%) e um pequeno aumento em valores (+2,3%). Assim, foram exportados para o Brasil 48.223 hectolitros, correspondentes a 43.176.000 euros.

Nenhum comentário: