quarta-feira, 3 de abril de 2013

Lançamento da Epicerie marca bom momento do vinho no Brasil

A Epicerie (www.epicerie.com.br), novo e-commerce de vinhos lançado em São Paulo, chegou ao mercado com a proposta de descomplicar o vinho. Com o nome que em francês significa mercearia, o site traz o conceito de produtos selecionados e a experiência de compra das pequenas lojas gourmet. A descoberta de um novo estilo de vida, com a comodidade da compra online e o charme europeu.
O consumo de vinhos no Brasil ainda está bem atrás de países como a França, que consome 45 litros por pessoa ao ano, e Argentina, com 25 litros per capita. As perspectivas, porém, são animadoras. Com um potencial de mercado de 30 milhões de pessoas, a previsão é de que passemos de menos de 2 litros para até 8 litros por pessoa nos próximos anos. Além do bom momento econômico, outra razão para o aumento do consumo da bebida está relacionada a um maior conhecimento de seus benefícios.
O e-commerce nasce com a proposta de democratizar o consumo de vinho no Brasil e contribuir para o crescimento desse mercado. A ideia é mostrar ao público brasileiro que o consumo do vinho não precisa ser restrito a ocasiões especiais, e que a bebida pode cair muito bem em um happy hour com os amigos, com uma pizza no domingo e outros eventos do dia-a-dia.
Com uma curadoria de vinhos do mundo todo, a Epicerie se apresenta com uma comunicação mais leve e bem-humorada. Fugindo do papo “enochato”, a empresa quer mostrar o vinho de um jeito que todo mundo possa entender e apreciar.
Os produtos são agrupados por temas, e vendidos em campanhas específicas. Cada campanha, como as primeiras “Jantar Romântico” e “Festa com os Amigos”, tem duração de apenas uma semana e após esse período os vinhos saem da vitrine. Os preços são trabalhados com valores de 20% a 30% abaixo do mercado, e o frete é grátis para compras acima de seis garrafas. Entre os planos da empresa no médio prazo estão aumentar o portfólio com produtos gourmet e outras categorias de bebidas como licores e destilados.
O projeto, que conta com o apoio da Project A Ventures no Brasil, foi idealizado por Ari Gorenstein, Engenheiro de Produção formado pela USP que, apaixonado por vinhos, se especializou em vitivinicultura, enologia e marketing de vinhos em universidades europeias e enveredou pelo universo de importação de vinhos. A cofundadora é Thaís Felipelli, formada em Engenharia Mecatrônica pela USP e com MBA em empreendedorismo e inovação pelo MIT, ela já trabalhou com investimentos early stage em uma Venture Capital e com tecnologia em uma startup de biotecnologia nos Estados Unidos, até que seu lado empreendedor falou mais alto e ela achou que era hora de ter seu próprio negócio.

Nenhum comentário: