quarta-feira, 3 de abril de 2013

Dia de campo sobre ovinos em Viamão



Ovinos no Centro de Pesquisa da Fepagro, em Viamão
                                        D/JN

Aproveitando o início do outono, a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), em atividade conjunta com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), abrirá as portas do seu Centro de Pesquisa em Viamão para promover um Dia de Campo sobre como produzir carne de cordeiro de qualidade, através de sistemas de alimentação diferenciados. O evento está marcado para o dia 5 de abril, a partir das 9h, e tem como público-alvo produtores rurais, profissionais e estudantes da área.
Durante o Dia de Campo, na parte da manhã, os visitantes acompanharão uma equipe de pesquisadores por diversas estações do Centro de Pesquisa, onde serão explicados os resultados obtidos durante o período experimental do projeto conduzido em Viamão, num convênio entre a Fepagro e a UFRGS.
O objetivo é avaliar diferentes sistemas de alimentação de cordeiros, terminados em pastagem de verão, para produção sustentável de carne ovina de qualidade no outono. “A produção sazonal, o controle da verminose, a subnutrição e a emissão de metano de cordeiros são problemas a serem enfrentados para a estruturação da cadeia produtiva da ovinocultura, e a produção de carne de cordeiro de qualidade no outono é extremante importante para a regularização da oferta e consolidação dessa cadeia produtiva”, explica Zélia Maria de Souza Castilhos, pesquisadora da Fepagro e uma das coordenadoras do projeto.
Além de observar alguns resultados da pesquisa, os participantes poderão incrementar seus conhecimentos sobre a ovinocultura com as palestras que serão ministradas na parte da tarde. Pesquisadores do Chile e México irão abordar assuntos relacionados à criação de cordeiros, como nutrição e controle de verminoses.

Serviço

Dia de Campo – Sistemas de alimentação de cordeiros para a produção de carne de qualidade no outono.
Data: 5 de abril de 2013
Horário: 9h – 17h
Local: Centro de Pesquisas de Viamão Fepagro-UFRGS – Estrada Gentil Machado Godoy, 3825, 1º distrito – Águas Belas, Viamão.

Programação

9h – Inscrição (Entrada Franca)
9h30 – Abertura
9h45 – Apresentação do projeto “Sistemas de alimentação de cordeiros para produção de carne de qualidade no outono: redução da sazonalidade de produção associado à sustentabilidade ambiental e econômica”: Zélia Maria de Souza Castilhos (Fepagro) e César Henrique Espírito Candal Poli (UFRGS)
10h – Estação 1 – Forrageiras: produção e produtividade – Zélia Maria de Souza Castilhos (Fepagro)
10h30 – Estação 2 – Desempenho animal e crescimento dos cordeiros (ultratrassonografia) – Samuel Carnesella (UFRGS) e Jaime Tarouco (UFRGS)
11h – Estação 3 – Qualidade da carne (perfil de ácidos graxos) e qualidade de carcaça – Liris Kindlein (UFRGS)
11h30 – Estação 4 – Controle da verminose – Jalise Tontini (UFRGS) e Fernando Magalhães de Souza (UFRGS)
12h – Estação 5 – Emissão de metano – Neuza Maria Fajardo Campos (UFRGS) e Glaucia Azevedo do Amaral (Fepagro)
12h30 – Estação 6 – Uso de suplementação e leguminosa (efeito do tanino) – Bruna Marsiglio (UFRGS) , Daniele Zago ( UFRGS) e César Henrique Espírito Candal Poli (UFRGS)
13h – Almoço (Cortesia)
14h – Palestra: O uso do cão Border Collie no manejo do rebanho de ovinos –Sami Mahfuz Neto.
15h – Palestra: Nutrição de ovinos – Dr. Raul Lira (INIA – Chile)
16h – Palestra: Controle de Verminose de Ovinos – Dr. Alfredo Cuellar (UNAM – México)
17h – Mesa Redonda: Difusão de Tecnologia
18h – Encerramento

Nenhum comentário: