quarta-feira, 13 de março de 2013

Um dia para reviver saberes e fazeres dos imigrantes


                               Réplica de uma cantina antiga em Faria Lemos


                                             Secagem do feijão como antigamente

                            Menarosto preparado ao ar livre com codorna, coelho, frango e porco
                            Fotos Arquivo Faria Lemos
Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, viverá neste domingo, 17, a 4ª Sagra Trevisana di Faria Lemos. Na praça e no salão da comunidade, ofícios ao vivo encenam a origem do povo que colonizou a região. A programação inicia às 8h30min e segue durante todo o dia podendo ser conferida de perto pelos visitantes. As atividades são mantidas pela Associação Caminhos de Faria Lemos, que mantém viva no cotidiano da comunidade saberes e fazeres que acompanharam a história da localidade.
Quem visitar Faria Lemos no domingo vai poder ver o pão caseiro sendo feito no forno à lenha, o processo de elaboração da chimia e do menarosto, a pisa das uvas, a confecção de cestos em vime, artesanato em palha de trigo – dressa, entre outros. Para as crianças o grande destaque são os brinquedos de antigamente, mas as atrações são para toda a família. Segundo o presidente da Associação Caminhos de Faria Lemos, Vanildo Enderle, somente o almoço deverá reunir cerca de 800 pessoas. “A Sagra é uma excelente oportunidade para as pessoas verem como os imigrantes trabalhavam e se divertiam. Além de preservar esses ofícios no dia a dia de nossas famílias, também promovemos este evento para interagir com visitantes”.
Integrando a programação está a missa em dialeto Trevisan, às 9h30min. Ao final da celebração, serão apresentadas 12 famílias com procedência italiana, entre elas: Enderle, Forti, Petroli e Cristófoli. Durante o almoço, um cardápio com massa, vitelo al menarosto, galeto al menarosto, churrasco, salada de radicci com bacon, salada de batata com ovos cozidos, pão colonial e vinhos finos. O valor do almoço por pessoa é R$ 32. A partir das 16h será servido o café com grostoli e focaccia (bolo).
Outra atração é a Fanfarra Bersaglieri, primeira fora da Itália. Trata-se de uma banda de sopro formada por 32 integrantes de 09 a 82 anos que tocam caminhando. A 4ª Sagra Trevisana di Faria Lemos marca o encerramento do 4º Bento em Vindima.

Nenhum comentário: