quarta-feira, 13 de março de 2013

Poesia do Pampa,primeiro lugar na categoria Brut Charmat do Ranking Vinho SIM de Espumantes Nacionais 2012-2013



                                           Guatambu – Poesia do Pampa                                            D/JN
                               Cantina da Guatambu já está engarrafando Tannat
                               Foto Eduardo Viero

O espumante Poesia do Pampa Brut, da Guatambu, ficou em primeiro lugar na categoria Brut Charmat no Ranking Vinho SIM de Espumantes Nacionais 2012-2013, promovido pelo site Vinho Sim. De um total de 28 amostras de 17 vinícolas da região Sul, o espumante recebeu pontuação final 17,25 de um máximo de 20. Foi o único, entre brancos e rosés, a receber nota acima dos 16 pontos. O concurso contou com nove jurados especialistas na área, através de degustação às cegas. O Poesia do Pampa Brut, produzido na Região da Campanha Gaúcha, também recebeu Medalha de Ouro no 8º Concurso Mundial de Bruxelas Brasil 2011.
Confira a avaliação do Poesia do Pampa: Muito acima de seus “concorrentes”, além de sobrar nesta categoria, sua pontuação o coloca como um dos melhores espumantes do Brasil. Aromas de frutas cítricas frescas combinados com frutas de polpa branca maduras e toques de frutas secas. Cremoso e com ótima acidez, também é um dos grandes campeões no quesito vontade de continuar bebendo!
É uma vinícola boutique que trabalha com administração familiar, em pequena escala, somente com uvas próprias, lotes limitados e garrafas numeradas, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha desde 2003. Conforme Valter José Pötter, proprietário da estância Guatambu, o que motivou a família a investir na vinícola foram as premiações internacionais que os primeiros vinhos produzidos com uvas da Guatambu receberam, ao longo dos últimos três anos, o que consolida a região dos pampas como uma das mais promissoras da América para produção de vinhos finos.
Com aptidão de solo e clima privilegiados, a estância produz uma grande diversidade de produtos. Destaca-se pela utilização de tecnologia de ponta, tanto na agricultura quanto na pecuária, sendo suas atividades centradas na integração de ambas. A pecuária de corte é desenvolvida com bovinos Polled Hereford e Braford, em ciclo completo, e ovinos Texel. Os produtos desta atividade são touros reprodutores superiores e carne de alta qualidade proveniente de animais precoces abatidos dos 14 aos 24 meses de idade, além dos cordeiros pampeanos. Na agricultura, destaca-se a produção de arroz irrigado, milho irrigado com pivô central, soja, sorgo, sementes forrageiras e uvas viníferas.
Os últimos três meses foram de trabalho intenso na vinícola Guatambu, em Dom Pedrito. Já foram processadas 70 toneladas de uvas Chardonnay, Gewürztraminer, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Tempranillo, Merlot e Tannat. Ainda falta colher a rainha das uvas tintas, a Cabernet Sauvignon, que no decorrer de março atinge sua maturação fenológica. Conforme a engenheira agrônoma e enóloga Gabriela Pötter, uma das proprietárias da vinícola, a qualidade das uvas está excelente, tanto em termos de equilíbrio entre açúcar e acidez, quanto em termos de composição de polifenóis, aromas e sanidade. Gabriela explica que esta safra supreendeu os enólogos pela antecipação da maturação em cerca de 20 dias para as uvas brancas, devido às altas temperaturas registradas na primavera e verão.
A Guatambu prepara muitas novidades para este ano. Foram engarrafados em fevereiro o vinho Rastros do Pampa Tannat 2012 e Vinho da Estância 2012. O primeiro vinho Tannat da Guatambu promete supreender pelos aromas e denso corpo. Por outro lado, o espumante Guatambu Rosé Brut, elaborado pelo método champenoise, no qual a segunda fermentação é feita na própria garrafa, está pronto para o degorge (termo francês usado para o processo da retirada da levedura da garrafa).

Nenhum comentário: