quinta-feira, 28 de março de 2013

Bordalesas de carvalho: fundamentais para o amadurecimento de um bom vinho


                               As bordalesas na adega da Salton, em Tuiuty, Bento Gonçalves
                               D/JN
Conhecidas também como tonéis, cubas, barris e pipas, as bordalesas de carvalho são utilizadas para amadurecer vinhos finos, pois emprestam o aroma da madeira a essa bebida considerada sagrada. É preciso pensar na qualidade do carvalho, pois quanto menos porosa a parede do barril, menor será a absorção do vinho armazenado. A idade da árvore é outro fator de influência na qualidade do produto. Para que os sabores amargos sejam eliminados, o carvalho deve ser derrubado com cerca de 100 anos, e, após o abate, a madeira necessita ficar por 2 a 3 anos secando ao ar livre.
Feitas artesanalmente por um toneleiro - profissional responsável pela fabricação das barricas - a matéria-prima utilizada na elaboração pode ser de origem francesa, americana, eslovena, croata ou húngara, locais onde a madeira é excelente. A utilização de uvas de safras excepcionais e o uso de barricas novas conferem à bebida mais aromas e sabores de notas de baunilha, especiarias, amendoim, coco, framboesa, caramelo, cravo, entre outros. O vinho que passa pelo barril de carvalho recebe muitos benefícios, pois ganha estrutura e corpo, intensifica a cor, os taninos são amaciados e a há a concentração atenuada do produto.
Um exemplo de um vinho fino que tem passagem pelos barris de carvalho é o Salton Desejo, da Vinícola Salton, onde a elaboração é realizada após o vinhedo ser selecionado, as uvas (Merlot) colhidas manualmente e os cachos maduros separados. A fermentação desse produto é realizada de forma clássica, com controle de temperatura e ação de fermentos. Ao término da fermentação, o vinho descansa por 12 meses nas barricas de carvalho francês novo e barricas de carvalho norte-americano novo, com uma porcentagem de 50% cada. E após esse amadurecimento em barricas, o vinho é engarrafado e permanece por mais um ano nas caves climatizadas a 10ºC com ar filtrado e umidade controlada. O resultado final é de um vinho fino de cor roxo intenso, com um bouquet perfeito que lembra frutas como mirtilo, amora, ameixas e uvas-secas. Além de possuir aroma defumado, de amêndoas, folhas-secas, trufa, eucalipto, pimenta-preta, e que ao ser degustado se apresenta pleno com um ataque doce, com excelentes taninos e grande permanência do sabor.

Nenhum comentário: