quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Vindima 2013 - 06 - Primeiro Ouro do Brasil no Wine Cgallenge em Londres




                  Cristhian Bernardi, enólogo da Grand Legado, com o crítico Sérgio Inglez de Souza
                  Foto DU/JN
Ainda no dia 31 de janeiro, estivemos na Vinicola Wine Park Gran Legado, do Grupo Suvalan, onde fomos recebidos pelo enólogo Cristhian Bernardi, ex-presidente da Associação Brasileira de Enologia. Além de falar sobre a história da empresa e conduzir a degustação dos seus melhores vinhos, Cristhian enfatizou muito o espuamente Gran Legado Brut Champenoise, primeiro espumante brasileiro a conquistar uma Medalha de Ouro no Wine Challenge, em Londres.
Se para o Brasil é motivo de orgulho, imagina para a Vinícola Wine Park, do Vale dos Vinhedos. A primeira Medalha de Ouro do Brasil no International Wine Challenge 2011 conferida ao Gran Legado Brut Champenoise é um prêmio é inédito para o País e para a Wine Park responsável por sua elaboração. O concurso, que reuniu mais de 12 mil amostras de 48 países, também rendeu à vinícola o título de Menção Honrosa ao Gran Legado Brut Charmat. A Medalha de Ouro somente é concedida a vinhos e espumantes com pontuação entre 96 e 100 pontos. Entre 80 e 85, é Menção Honrosa.
A qualidade do espumante já foi comprovada também em outros eventos. No ano passado, por exemplo, o Gran Legado Brut Champenoise foi eleito o Melhor Espumante Brasileiro no Top Ten realizado na ExpoVinis. O produto coleciona ainda quatro Medalhas de Prata e duas Menções Honrosas em prêmios conquistados em concursos internacionais realizados na França, Inglaterra, Alemanha e Itália. Eu já o conhecia, mas acompanhei o entusiasmo dos demais colegas ao bebê-lo.
O International Wine Challenge é um dos concursos independentes de vinhos mais prestigiados e influentes do mundo. De acordo com a gerente de Exportação do projeto Wines of Brasil, Andreia Gentilini Milan, que acompanhou a divulgação dos resultados na abertura da London International Wine Fair, em Londres, o prêmio surpreendeu a própria organização do evento, que acreditava que iria demorar mais tempo para isso acontecer. “É emocionante ganhar o primeiro Ouro no Wine Challenge e ver que o Brasil é reconhecido pela qualidade de sua produção”, observa.
De acordo com o enólogo Christian Bernardi, o produto iniciou seu processo de “champanhização” em maio de 2009, com degorge ocorrido em fevereiro de 2012. Ao todo, foram 21 meses de maturação, sob perfeitas condições de temperatura. “Este tratamento possibilitou um amplo desenvolvimento de aromas e enriquecimento das propriedades gustativas. O resultado é um espumante de alta qualidade”, destaca.
O produto se apresenta com coloração amarelo-palha com reflexos brilhantes, aroma intenso, notas muito complexas lembrando frutos frescos mesclando com as notas maduras das leveduras, amêndoas e frutos secos. No paladar, preserva a elegância e o frescor característicos do espumante com um volume de boca que o torna intenso e prolongado. No retrogosto relembra as notas aromáticas percebidas inicialmente.
Elaborado a partir das variedades Chardonnay e Pinot Noir é resultado de processo clássico, com prensagem direta da uva. Após etapas de assemblage e estabilização, tomada de espuma em processo champenoise (refermentação na própria garrafa), maturação por meses, degorge e colocação da vedação definitiva. As uvas foram cultivadas em vinhedos próprios da Vinícola Wine Park, no Vale dos Vinhedos, conduzidos em sistema espaldeira com produtividade controlada. Variedades:
Chardonnay / Pinot Noir. O vinho base foi elaborado pelo processo clássico, com prensagem direta da uva. Após etapas de assemblage e estabilização, tomada de espuma em processo champenoise (refermentação na própria garrafa). Maturação em caves por 12 meses. Degorge e colocação da vedação definitiva. O espumante é vendido a R$ 35,00.
Os apreciadores de espumante brut poderão degustar o Gran Legado Brut Champenoise no mês de abril. É que a Vinícola Wine Park estará lançando um novo lote do produto, resultado da combinação dos vinhos Chardonnay e Pinot Noir das safras 2007, 2008 e 2009. A pequena partilha coloca no mercado apenas 12 mil garrafas, uma oportunidade para quem deseja degustar um espumante diferenciado.
Com vinhedos próprios, a Wine Park aposta na produção controlada e de excelência. Com uma produção controlada, a vinícola garante a qualidade da matéria-prima, favorecendo a elaboração de vinhos e espumantes diferenciados com atributos superiores, produzidos e engarrafados na sede da Vinícola (antiga Maison Forestier), no município de Garibaldi, na área demarcada de “Indicação Geográfica de Procedência do Vale dos Vinhedos”.
Bernardi falou, também, sobre as premiações da Grand Legado:- Medalha de Prata - Vinalies Internationales 2009 – França; - Medalha de Prata - International Wine & Spirit Competition Quality Award 2009 – Londres (Inglaterra); - Melhor Espumante Brasileiro – Expovinis 2010 – Prêmio Top Tem; - Menção Honrosa - International Wine Challenge 2009 e 2010 – Londres (Inglaterra); - Medalha de Prata - Concurso Effervescents du Monde 2010 – Dijon (França); - Medalha de Prata - Mundus Vini 2010 - (Alemanha); - Grande Menção – Vinitaly 2011 – Verona (Itália); - Medalha de Ouro - International Wine Challenge 2011 – Londres (Inglaterra).

Nenhum comentário: