quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Tramontina, os bons talheres e as grandes panelas para uma boa mesa


Este é um Blog sobre vinhos, cordeiros e alguma coisa de gastronomia. Então, cabe falar também sobre a Tramontina, da cidade de Carlos Barbosa, uma das maiores indústrias brasileiras, dedicada à produção de muitos itens relacionados com a gastronoma, a começar por seus talheres e panelas, reconhecidos em todo o mundo.
Estive lá, muito bem recebido pelo Guilherme Pedó Flores, do Departamento de Marketing, e confirmei algo que eu já sabia, a imensa diversidade de produtos, sua beleza e seu design. Conheço Clóvis Tramontina, com quem já almocei e jantei, e sei um pouco de sua história, contada por ele mesmo, até o episódio arriscado do início de sua carreira, quando vendeu um milhão de talheres para a Sears enquanto a empresa tinha capacidade de produzir pouco mais de 100/200 mil. Foi a grande jogada que colocou a Tramontina no mercado, obrigando-a a crescer para atender tal demanda e, depois, voltar-se para o mundo. Hoje, está com seus 17 mil itens produzidos em centenas de países.
O parque fabril da Tramontina é considerado um dos mais modernos do Brasil. A empresa aposta em soluções tecnológicas para otimizar a produtividade e reduzir custos. Um dos marcos tecnológicos mais recentes foi o sistema de forjamento de alumínio, que permitiu a criação da linha Lyon, um produto revolucionário, uma panela 1ue funciona como forno. Aliás, o que mias chama a atenção entre os 17 mil itens fabricados por Clóvis Tramontina são as panelas. Quase comprei uma nesta ida ao varejo, em Carlos Barbosa, mas, depois, achei meio exagerado dar R$ 600,00 por uma panela! O mundo Tramontina é encantador, mas, em alguns momentos, caro...
Se você subir a serra gaúcha para beber vinho, espumante e suco de uva e comer salame, copa, queijo e pão tipo italiano, com geléias e schmias, naõ esqueça de passar por Carlos Barbosa e visitar o varejo da Tramontina. Quem gosta de talheres, facas, panelas, frigideiras e outros itens da cozinha e da gastronomia ficará encantado. Fica na avenida 25 de Setembro, 1024, no bairro Triângulo, telefone (54) 3461-8005. O e-mail do Guilherme é: Guilherme@tramontina.net
A Tramontina iniciou como uma pequena ferraria, na cidade de Carlos Barbosa, e hoje tem 10 fábricas no País – oito no Rio Grande do Sul, uma em Belém e outra em Recife, totalizando mais de 6700 empregados.

Nenhum comentário: