quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

ClubeW apresenta vinho com novo terroir brasileiro



Um dos vinhos vem da vinícola do locutor da TV Globo Galvão Bueno e tem consultoria do renomado enólogo francês Michel Rolland. O ClubeW, o maior clube de vinhos do Brasil, apresenta com exclusividade os vinhos do Grupo Miolo selecionados para o mês de fevereiro: Bueno Paralelo 31° 2010 e RAR 2009. O Bueno Paralelo é composto por uvas cultivadas em uma região do sul do Brasil que privilegia a viticultura. Este vinho, que traz novo terroir ao paladar brasileiro, vem da região do Brasil que faz fronteira com o Uruguai. O outro rótulo selecionado pela equipe de winehunters da Wine foi o RAR 2009. Os dois rótulos pertencem a vinícolas parceiras do Miolo Wine Group.
Presente no mercado de vinhos desde 1990 – tendo, entretanto, iniciado as atividades ligadas a bebida desde 1897 - a Miolo Wine Group se consolidou no mercado brasileiro de vinhos finos. Hoje, a empresa reúne mais de 100 produtos elaborados a partir de parcerias nacionais – no Rio Grande do Sul e Bahia - e internacionais – no Chile, Espanha, Argentina, França e Itália.
Os vinhos Bueno Paralelo 31° e RAR estão disponíveis aos sócios do clube por R$ 40 cada. Hoje, o ClubeW, possui 19 mil sócios que recebem mensalmente, em suas casas, uma seleção de vinhos escolhidos pela equipe de Winehunters, um time de sommeliers que se dedica a conhecer vinícolas e produtores de diversas regiões do mundo e degustar novos rótulos. Os vinhos selecionados pelo ClubeW podem ter valores até 40% abaixo do mercado.
Bueno Paralelo 31° 2010, que degustei em companhia do Galvão Bueno e do Adriano Miolo, é uma assemblage da região da Campanha, produzido pela vinícola Bueno Bellavista Estate (Miolo), do comentarista esportivo Galvão Bueno, e assinado pelo renomado enólogo Michel Rolland. Seu nome é inspirado nas áreas que localizam as melhores produções de viniviticultura do hemisfério sul. O vinho apresenta 13,5% de teor alcoólico, é composto pelas uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot e permanece 12 meses em barricas de carvalho francês para amadurecimento. Seu corte é utilizado em grandes rótulos franceses, sendo considerado um vinho de peso, volume e estrutura. O sommelier Wine avalia: “sua coloração é rubi intenso e no nariz remete a frutas vermelhas maduras com notas de tabaco e tostado”. A harmonização indicada para esse rótulo são queijos maduros, massa gratinada com molho de carne, picanha na brasa com batatas douradas e risoto com peito de frango recheado.
Já o rótulo RAR, do meu amigo Raul Anselmo Randon, produzido pela Miolo com uvas colhidas nos Campos de Cima da Serra, em Vacaria, apresenta 13% de teor alcoólico e é composto pelas uvas Cabernet Sauvignon e Merlot. Seu sabor é encorpado e volumoso com notas de fruta madura. Permanece de 8 a 10 meses em barricas de carvalho e mais 12 meses em garrafa antes de ser comercializado. A harmonização sugerida pelo sommelier Wine é servir o rótulo com paleta de carneiro assada com sal grosso e alecrim, cogumelos recheados e gratinados, massa com molho de linguiça fresca e polenta com ragu de ossobuco.

Nenhum comentário: