quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Ana Amélia acolhe demandas do setor vitivinícola em reunião no Ministério da Agricultura

Senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS), ouviu representantes do setor vitivinícola, em Brasilia
Foto Pietro Rubin, Divulgação.

Encontro com o secretário nacional de Políticas Agrícolas, Neri Geller, ocorreu nesta quinta-feira (07).
A senadora Ana Amélia (PP-RS) acolheu reivindicações das entidades vitivinícolas que participaram de reunião no Ministério da Agricultura, com o secretário nacional de Políticas Agrícolas, Neri Geller, nesta quinta-feira (07). Em busca de melhores condições para os produtores de uva e vinho, eles sugeriram a elaboração de um projeto para tributar as bebidas proporcionalmente à quantidade de produtos naturais que elas contêm.
- Queremos que quanto mais natural a bebida, a tributação seja menor sobre ela. E quanto mais artificial, maior o imposto – declarou Carlos Raimundo Paviani, diretor executivo do Ibravin.
A senadora, então, afirmou que tentará transformar a ideia em projeto. A parlamentar gaúcha solicitou à assessoria um estudo sobre a viabilidade jurídica do projeto.
- É um princípio de saúde. É um projeto que estimula não só à uva, mas produtores de outras frutas, como a maçã, a goiaba, o maracujá – exemplificou Ana Amélia.
Os representantes das entidades vitivinícolas também detalharam preocupações do setor em relação ao registro de bebidas pelo Ministério da Agricultura e sobre o conteúdo dos rótulos. A reclamação é que muitas bebidas anunciam conter uva ou outras frutas, inclusive no nome, mas a composição não contém o produto natural. Ana Amélia demonstrou preocupação com o assunto e também pretende estudar o tema.
Nesta quinta-feira, ocorreu em Brasília reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Viticultura, Vinhos e Derivados. Do encontro, Paviani relatou no Ministério da Agricultura a preocupação em relação ao preço de comercialização e à armazenagem. Segundo ele, se não houvesse a previsão atual de quebra entre 10% a 20% da safra, haveria dificuldade para armazenar os produtos.
O secretário nacional de Políticas Agrícolas demonstrou preocupação com o setor. Ele solicitou documentos elaborados pelas entidades setoriais para embasar as ações do governo nos ministérios da Agricultura, da Fazenda e do Planejamento.
- Sou do governo, mas enquanto for secretário vou defender o setor produtivo – garantiu Geller.
Participaram do encontro no Ministério da Agricultura, a senadora Ana Amélia, o secretário nacional de Políticas Agrícolas, Neri Geller, o presidente da Comissão Interestadual da Uva, Olir Schiavenin, o diretor executivo da Agavi, Darci Dani, o presidente do Conselho Deliberativo do Ibravin, Alceu Dalle Molle, e o diretor executivo do Ibravin, Carlos Raimundo Paviani.

Nenhum comentário: