domingo, 21 de outubro de 2012

Uruguaia Caterina Viña é a nova enóloga da Vinícola Campos de Cima

Enóloga Caterina Viña e Hortência Ayub, dona da Campos de Cima
D/JN

A uruguaia Caterina Fernanda Viña Migliardo é a nova enóloga da vinícola Campos de Cima. A empresa da Campanha Gaúcha vai inaugurar sua vinícola própria, no valor de R$ 1 milhão, no início de 2013, na cidade de Itaqui (RS), na fronteira com a Argentina. A implantação desta moderna estrutura de vinificação, bem como o desenvolvimento de novos produtos, já conta com a assessoria de Caterina Viña, uma das profissionais mais prestigiadas do setor vitivinícola da América do Sul. “Caterina tem uma carreira invejável no Uruguai, um país com solo e clima muito parecidos aos da nossa região. Esse know how aperfeiçoará todo o nosso processo produtivo”, revela a proprietária da Campos de Cima, Hortência Ravache Brandão Ayub.
“A trajetória da enóloga Caterina Viña é impressionante. Além de ser profundamente especializada em sua atividade, ela conseguiu agregar êxito e prestígio em diferentes áreas, como no desenvolvimento de estratégias de marketing”, destaca o diretor comercial da Campos de Cima, Pedro Candelária. “Somado ao seu currículo admirável está o seu fascínio pelo processo de elaboração dos vinhos, uma paixão que a inspira a aceitar novos desafios, como participar de um grande investimento como o nosso na Campanha Gaúcha”, registra Hortência.
Caterina Viña iniciou sua carreira em 1993, comandando o laboratório da Bodegas y Viñedos Santa Rosa, que possui mais de 115 anos de história na elaboração de vinhos finos no Uruguai, e depois se tornou a enóloga encarregada da vinificação de toda a produção da empresa. Após, ela atuou como enóloga na Bodega Filgueira, onde também colaborou com áreas de marketing e comercialização. Foi ainda professora da matéria de enologia no Instituto Técnico de Hotelero Gastronómico del Uruguay, na escola de Hotelería del Plata e na Faculdade de Química da Universidad de la República. O extenso currículo de Caterina também destaca seu trabalho de assessoramento e controle de qualidade em diversas empresas, sua atuação como jurada em diversos concursos internacionais e sua atuação como membro da diretoria da Associação de Enólogos de 1995 a 2002.
Hortência Ayub destaca ainda que a Campo de Cima é um vinícola essencialmente feminina. Isso porque é formada e administrada por três proprietárias (Hortência e suas duas filhas, Vanessa e Manuela) e mais de 50% da mão-de-obra é formada por mulheres. Agora, é mais um talento feminino que se junta à equipe. “Compartilhar novos projetos com uma mulher competente e totalmente envolvida com as nossos objetivos nos orgulha muito”, observa Hortência. A proprietária da butique de vinhos ainda acrescenta: “A busca incessante da qualidade, da beleza e do equilíbrio entre as necessidades do mercado e a preservação da natureza são tratados com a dedicação maternal características das mulheres em nossa empresa, uma virtude que também integra a personalidade do novo membro de nossa equipe”.
A construção do prédio em que será instalada toda estrutura para a vinificação dos rótulos da Campos de Cima será concluída em dezembro deste ano. O empreendimento – no valor de R$ 1 milhão, captados, em parte, junto ao Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) –, possibilitará um salto na produção: 80 mil litros de vinho por ano, que serão produzidos em instalações modernas. “Será um novo marco em nossa história”, afirma Hortência, ao recordar que seus vinhedos foram implantados de 2002 a 2004, tendo a primeira safra em 2006, e originando um lote de 5 mil garrafas do Campos de Cima Tannat, que chegou ao mercado em 2009. Dentre as 11 variedades de uvas cultivadas pela Campos de Cima estão ainda Ruby Cabernet, Chardonnay, Viognier, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Shiraz, Malbec e Tempranillo, presentes em todos os rótulos da empresa.

Nenhum comentário: