terça-feira, 23 de outubro de 2012

Produtores brasileiros e importadores de vinhos se unirão para fortalecer o setor no País

O Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) retirou, dia 22, o pedido da salvaguarda, para a criação de barreiras que restringissem a venda de vinhos finos importados, que estava em análise no Departamento de Defesa Comercial do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Essa decisão é uma antiga batalha do Comitê do Vinho da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), que sempre entendeu que para garantir a venda do produto nacional, deveria se investir em outras medidas e não na salvaguarda. No final de março deste ano, o Comitê enviou uma minuta de ofício ao MDIC pedindo a suspensão da medida.
"A solução de todos os males é a diminuição de impostos e, ao mesmo tempo, aumentar o mercado de vinhos no País. Estas medidas que irão fazer o setor de vinho, tanto brasileiro como importado, mudar de patamar", afirma Didú Russo, coordenador do Comitê do Vinho da FecomercioSP. Hoje, somente o Estado de São Paulo é responsável pelo consumo de mais de 50% do vinho produzido e importado de todo o Brasil. De acordo com o Comitê, o consumo da bebida no País ainda é muito baixo e necessita de estímulos e campanhas, que será possível com a união de forças entre produtores, importadores, comerciantes e demais envolvidos no segmento.
Na última sexta-feira (19/10), houve a oficialização do acordo de cooperação entre os produtores de vinhos brasileiros e as principais associações de importadores, para ampliação do consumo, redução dos tributos incidentes sobre o vinho, bem como apoio para os pedidos do setor de securitização das dívidas agrícolas e redução dos estoques de produtos vitivinícolas. As associações representativas dos importadores de vinhos também se comprometeram a buscar aumento de 25% na presença de vinhos finos brasileiros nas redes de supermercados e acréscimo de 15% nos demais estabelecimentos varejistas por meio de parcerias entre importadores e vinícolas brasileiras. O acordo busca comercializar 27 milhões de litros de vinhos finos nacionais em 2013, atingindo 40 milhões de litros em 2016.
"Atualmente no Brasil, existem 30 milhões de pessoas em condições de comprar uma garrafa de vinho por semana. Isso nos tornaria um dos maiores mercados de vinho do mundo, tendo 10 garrafas de vinho per capita ao ano. Hoje nós estamos em apenas duas garrafas. A perspectiva é muito boa e nós estamos contentes com as medidas", finaliza Russo.
A queda da salvaguarda e outros assuntos relacionados ao mercado brasileiro de vinhos serão amplamente discutidos no próximo encontro do Comitê do Vinho, que acontece no dia 29 de outubro, às 10 horas, na sede da FecomercioSP.
Ouça aqui entrevista com Dudú Russo:
http://www.fecomercio.com.br/?option=com_institucional&view=interna&Itemid=20&id=5857

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