quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Paleta de cordeiro e terrine com legumes e queijo minas.



                               Paleta de cordeiro já pronta, ainda dentro da crosta de sal
                               Jovem Pan/D/JN

Francisco Pinto, grande fotógrafo paulista, parceiro de uma viagem pelo mundo do vinho, sabedor de minha queda por bons pratos com carne de cordeiro, manda-me uma receita publicada no Cozinhando com Vinho da Jovem Pan. Ei-la:
“Essa forma de preparo de carnes, na crosta de sal, é muito interessante e, apesar de poder parecer que a paleta ficará salgada, ela ficará num ponto suave de sal. O melhor desse processo é que ele conserva o sumo da carne, ficando ela macia e suculenta. Pode fazer sem medo de ficar salgado, além de gostoso será uma surpresa para seus convidado ver você retirar a peça da crosta dura de sal.
É um prato para um almoço festivo com sua família. O Trine com legumes e queijo minas, receita anterior a essa, o acompanharia muito bem, na foto os dois estão juntos.

Ingredientes

1 paleta pequena (de cordeiro jovem)
2 Kg de sal grosso
Claras de dois ovos
5 ramos de alecrim
1/2 xícara de água

Modo de Fazer

Coloque o sal grosso num recipiente e despeje sobre ele a água. Mecha bem e adicione as duas claras de ovo, sempre misturando bem. Forre uma forma com uma camada dessa mistura de sal. Esfregue o alecrim na paleta e a coloque sobre essa base de sal e cubra com o sal restante, tomando cuidado para cobrir a peça completamente, sem deixar nada exposto.
Leve ao forno médio por 2 horas, até que a crosta de sal fique dourada.
Retire do forno e deixe descansar por 15 minutos.
Quebre a crosta, retire a paleta de dentro dela e sirva em outro prato.(isso é importante, quando a peça esfriar não pode continuar em contato com a crosta de sal ou ela o absorverá em excesso).
Harmonização: recomendo o Tannat Torcello, um vinho encorpado de muita personalidade. A Torcello é uma vinícola de pequeno porte do Vale dos Vinhedos que produz em quantidades pequenas vinhos de ótima qualidade. Você pode conhece-la pessoalmente na Serra Gaúcha, o roteiro turístico da Serra é maravilhoso, ou virtualmente pelo site: www.torcello.com.br”

Nenhum comentário: