sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mensagens


Ile de France

Evidentemente que o cordeiro é da cabanha do ano da raça Ile de France, ou seja, a nossa. Quanto ao vinho acertaste que foi um Miolo.
Obrigada pela bela postagem!!
Abraço,
Maristela Genro Gessinger - Unistalda

...................

Tosa a martelo

Olá amigo Danilo,

Meu nome é Vívian Maciel Barbosa, tenho 28 anos, sou funcionária pública e moro na cidade de Unistalda/RS, fronteira oeste (como se diz aqui no sul, mais ou menos a meia viagem entre Santiago e São Borja). Moro no interior desta cidade, onde temos uma pequena propriedade rural.
Eu e meu marido fomos convidados por um amigo a ajudar no desenvolvimento de um projeto cultural que visa a valorização da "Tosa a Martelo", prática essa que está pouco valorizada e como tantas outras perdendo espaço para as máquinas. Vamos lançar o projeto com intenção de divulgar a história cultural e os benefícios da prática bem aplicada nos rebanhos. Vamos agregar a esse tema principal vários outros ligados a área da ovinocultura, um deles a culinária. Nas minhas navegações em busca de informações encontrei teu blog, onde tu fala de dois livros que me chamaram muito a atenção, "Confraria do Cordeiro" por contar a chegada da ovelha no Rio Grande do Sul e no Brasil e "Cordeiro na Mesa" este dispensando maiores comentários, gostaria de ter acesso a estes livros, tenho certeza que seriam instrumentos a somar nessa nossa caminhada. Tentei encontrá-los para compra na internet sem sucesso então resolvi pedir ajuda. Se for possível nos enviar algo que nos ajude a estruturação desse projeto, quem sabe um pequeno resumo histórico da chegada dos primeiros rebanhos ao estado, ou algo parecido. Desde já agradeço imensamente.
E com a ajuda de DEUS, daqui a alguns meses estarei enviando ao amigo o convite para participar do "1º Manotaço da Tosa a Martelo", pela sobrevivência desta tradição.
Grata e aguardando resposta.
Vívian M. Barbosa – Unistalda

Resposta – Vivian, obrigado pela mensagem. Acredito que os livros esteja esgotados, mas vou ver com o Editor. Se houver algum, te mandarei. Eu também sou um saudosista dos bons tempos da “tosa à martelo”, na minha infância e juventude nos campos de Santana do Livramento. Muito pulei dentro da bolsa!

.............

Acordo sobre salvaguardas

Luciana Zotz deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Produtores brasileiros e importadores de vinhos se...":
Puxa que notícia legal! Acho que agora o setor do vinho poderá encontrar verdadeiras transformações.Enfim um quinhão de inteligência e luz pairou sobre esses movimentos adversos e resolveu uni-los. Fico muito muito feliz.

Luciana Zotz

.................



Nenhum comentário: