terça-feira, 9 de outubro de 2012

Gran Legado – Um projeto arrojado em espumantes



José Carlos Estefenon explicou o projeto da Gran Legado

Um belo jamon com espumantes premiados Gran Legado

Depois da explosão do consumo de espumantes no Brasil, algo que começou há cerca de 10 anos, muitos produtores novos surgiram nesta área. Um deles, é o Grupo Suvalan, especializado em sucos de uvas e de outras frutas, que adquiriu terras e instalações que foram da antiga Maison Forestier (Seagram´s), em Garibaldi, e criaram a Wine Park – Gran Legado, em 48 hectares de área verde, sendo 24 com vinhedos. Além disso, a empresa tem produores integrados que lhes fornecem uvas selecionadas.
“É um projeto arrojado, com foco em espumante, porque o mercado dos demais vinhos é muito difícil”, informou-me José Carlos Estefenon, diretor do grupo que reúne Tecnovin, Suvalan e Gran Legado. Os vinhedos estão a 690 metros de altitude, no município de Garibaldi. São oito produtos: três tintos, um branco fino e quatro espumantes. Entusiasmado, enquanto o enólogo Christhian Bernardi, que também é o presidente da Associação Brasileira de Enologia, explica como produz os diferentes vinhos e espumantes, Estefenon comemora o fato de, em apenas cinco anos, a produção da Gran Legado já ter ganho 12 premiações, algumas internacionais, por sua qualidade. Foi o primeiro espumante brasileiro a conquistar Medalha de Ouro no International Wine Challenge 2011. O Brut Champenoise, com chardonnay e pinot noir, vinificada em branco, que impressionou o crítico Cézar Galvão, apresenta coloração amarelo palha com reflexos dourados. Intensas e finas borbulas. No aroma, intensidade alta, com notas típicas: lembrando pão e torrefação; além de cítrus e jasmim. No paladar apresenta-se muito hamônico, com volume e frescor intensos. Final de boca prolongado e refrescante.
A degustação seguiu com um Brut Charmat, um blend das safras 2008-2009, com chardonnay, riesling itálico e merlot, coloração amarelo palha com reflexos cristalinos. Intensas e finas borbulhas, inteno no aroma, com notas de frutos frescos e flores brancas; elegante no paladar, com ataque levemente ácido, evoluindo para uma final de boca pleno, longo e marcante. Notas finais lembrando frutos cítricos.Continuou com um Brut Rosé 2012, também charmat, ambos leves, delicados, agradáveis, de perlage longa e persistente. Fechamos a noite, muito bem servida com jamon pata negra, petiscos e uma massa deliciosa, com o Espumante Moscatel, de coloração amarelo verdoso com reflexos cristalinos, dDelicadas borbulhas. No aroma é intenso, com notas flores, frutos tropicais e mel. No paladar apresenta-se potente, com doçura intensa e equilibrada com uma acidez refrescante. Final de boca aveludado retomando as notas frutadas do nariz.
Estefenon acredita muito no vinho brasileiro. Está apostando, inclusive, na popularização do vinho de vinífera, colocando vinho de qualidade em embalagens tetrapak – Onorabile – vendendo-as por R$ 9,00 o litro. É um anfrentamento direto com vinícolas uruguaias que foram pioneiras no vinho fino em tais embalagens. No Uruguai, confome vi recentemente, um litro está sendo vendido ao equivalente a R$ 7,00. Ele também estuda a venda de vinho em taça na rua mais sofisticada de Porto Alegre.

Nenhum comentário: