quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Estância Gourmet Viamonte tem bons vinhos e boas comidas



Chef José Luiz rezando na Vinicola Salvador, em Flores da Cunha
Foto DU/JN

Estou devendo uma visita ao chef José Luiz de Souza e ao Lisandro Larréa na Estância Gourmet Viamonte, em Viamão, aqui pertinho de Porto Alegre, onde se pratica uma "gastronomia de porteiras fechadas", isto é, para grupos selecionados, especialmente convidados, que são incentivados pelo chef a também “meter a mão na massa”. Depois que vi o Zé Luiz rezar a Vicente de Saragoça, santo padoreiro do vinho, na Vinícola Salvador, em Flores da Cunha, fiquei mais crente no seu amor ao vinho.
Conhecido dos gaúchos por apresentar na TV Bandeirantes há mais de uma década o programa Um Gordo na Cozinha, o chef José Luiz de Souza, tem aberto as portas de sua casa, a Estância Bela Vista da ViaMonte, em Viamão, para os apreciadores da boa mesa. Através da Confraria Amigos na Cozinha ele recebe os visitantes para cozinhar e degustar vinhos e cervejas especiais, que harmonizam com os pratos preparados.



O local, um paraíso localizado a cerca de 30 km de Porto Alegre, sempre encantou as pessoas que iam até lá para as gravações do programa de TV. Para que todos pudessem aproveitar um pouco mais das belezas naturais da ViaMonte, que tem vista para o Parque Reserva de Itapuã e da Lagoa dos Patos, José Luiz, juntamente com o sócio, Lisandro Larrea, teve a ideia de iniciar a construção de uma pousada.
Hoje, a área social já está concluída e as primeiras unidades habitacionais da ViaMonte Ecovillage Itapuã Lodge em fase final. A intenção é entregar aos convivas, uma pousada diferenciada, focada exclusivamente no romantismo e na gastronomia. Segundo Lisandro será uma pousada enogastroromantica, visando atender exclusivamente casais que apreciam, realmente, boa comida, boa bebida, romantismo e privacidade. O projeto contempla chalés, com vista panorâmica, incrustados na mata, sem contanto visual entre as habitações, propondo não só absoluta privacidade, mas também uma profunda comunhão com a natureza.
A Confraria Amigos na Cozinha é chance dos apreciadores da gastronomia já irem desfrutando da ViaMonte. Todos os meses novos cursos de comida e bebida são ministrados pelo chef José Luiz para grupos de no máximo 20 pessoas. É possível integrar as turmas já pré-estabelecidas ou reunir seus amigos e escolher o tema do curso de sua preferência. São mais de 20 títulos de cursos, como por exemplo, culinária espanhola, japonesa, italiana, grega. Além de risotos, fondues.
Em uma cozinha típica de fazenda, os alunos participam de todas as fases do preparo e ao final podem degustar os pratos harmonizados por vinhos ou cervejas especiais. Além do aprendizado, há momentos de descontração com altíssimo astral, já que o irreverente José Luiz apresenta seu Stand Up Comedy “Traumas da Vida de um Gordo”. São 45 minutos de risos garantidos onde, de forma leve, irreverente e descontraída, o chef faz um passeio por sua vida, do nascimento, até os dias de hoje, mostrando as dificuldades e agruras pelas quais passa um gordo, com um tempero de comicidade que lhe é próprio.
Todo o conforto, tranquilidade e requinte da ViaMonte também podem ser desfrutados em jantares ou almoços especiais. José Luiz e Lisandro Larrea também recebem grupos de até 40 pessoas preparando cardápios exclusivos. Basta fazer reserva e desfrutar de momentos incríveis em ambiente com lareira, bem decorado e de muito bom gosto.
A Estância não é aberta ao público, o acesso só é liberado com senha exclusiva. Entre em contato pelo (51) 9766- 0377 e (51) 9843-0377 ou joseluiz@chefjoseluiz.com.br e informe-se sobre os cursos e reservas para eventos.

Nenhum comentário: