quarta-feira, 10 de outubro de 2012

DNA de bebidas em aperfeiçoamento

















Emilio Kunz Neto, especialista em bebidas
Foto Mell Helade/Divulgação


Especialista em vitivinicultura, ciência e tecnologia dos alimentos, Emílio Kunz Neto, filho do meu grande amigo Eloy Kunz, com quem bebi muito vinho, em Flores da Cunha, quando criamos a Vindima da Canção, ao lado do grande compositor Demosthenes Gonzales, acaba de concluir um Curso de Técnico Cervejeiro Avançado na Firjam, em Vassouras, Serra Fluminense – região que é referência da bebida no país. Tão logo ganhou o certificado, recebeu convite para ministrar aulas no curso, inclusive para os professores.
O consultor é sinônimo de alguns dos grandes sucessos comerciais do mercado nacional de destilados. Pela fabricante de bebidas Fante, de Flores da Cunha, Emilio idealizou e desenvolveu, além do conteúdo, a garrafa que deu à vodka Raiska sua fama de “geladinha”. Outra marca foi a consolidação do Blackstone entre os uísques nacionais. No segmento de bebidas ice, foi um dos pioneiros com a elaboração e o lançamento da Dushy. Em paralelo, presta consultoria também à vinícola Dunamis, da Campanha Gaúcha, símbolo de inovação no setor vitivinícola no último ano.
Kunz, 49 anos, pertence a uma verdadeira dinastia da fabricação de bebidas no Sul do Brasil. O avô já era destilador e vinicultor. Mas foi do pai, Eloy, a criação de um uísque que marcou época no país e ajudou a revolucionar a identidade de um município: o Cockland, de Flores da Cunha. Meu amigo Eloy também criou o Hotel Galo Vermelho, em cima do morro que existe no centro da cidade, em cujas cabanas, ao pé do fogo das lareiras, bebemos vinhos, comemos pão, salame e copa e fizemos música. Fui nove anos seguidos a Flores da Cunha como jurado do festival.

Nenhum comentário: