terça-feira, 9 de outubro de 2012

Angheben – Degustação no Vale Rústico

Jornalista Andréia Debon degustando Angheben no Vale Rústico.


Eduardo Angheben apresentou seus vinhos no Vale Rústico
Não conseguimos visitar a Vinícola Angheben, por falta de tempo, mas degustamos seus vinhos num belo almoço no restaurante Vale Rústico, no meio da mata, na região de 15 da Graciema, no Vale dos Vinhedos, em companhia de Eduardo Angheben. Como disse o chef Rodrigo Bello, “é alta gastronomia no fim do mundo”. Começamos com as bruscchetas tradicionais, uma sala de folhas com pipoca de arroz selvagem, risto de cogumelos, pescada amarela com geléia de figo e limão, tournedos de filé mignos com chimichurri e picanha de cordeiro com geléia de pimenta e bated potato. A sobremesa foi cheese cake de frutas do bosque no qual está inserido o belo restaurante.
Os vinhos foram Pinot Noir Angheben 2010, um vinho que cresceu com a comida., vermelho vivo, com aroma de frustas vermelhas como morango e framboesa, compotas doces e caramelo, leve, de taninos macios e sedosos. Seguiu-se um Barbera Angheben 2010, coloração vermelho-violeta, que passou por madeira americana velha, com retrogosto de chcocolaye amargo, taninos leves e macios. E finalmente, um Teroldego Angheben 2008. Violáceo, notas de ameixa em passas, evoluindo para chocolate amargo, baunilha e tabaco. O sabor é surpreendente. Preço: R$ 78,00. O encerramento, como a abertura, foi com espumante Angheben Brut, brilhante, dourado, aroma intenso de frutas brancas e notas amanteigadas.
Fundada em 1999, a Vinícola Angheben produz vinhos fáceis de beber e saborosos. Sua filosofia é elaborar somente produções limitadas e de altíssima qualidade. Entre seus tintos de desatque estão o Cabernet Sauvignon e o Touriga Nacional. Também produz um vinho do qual eu gosto muito, mas que andava desaparecido de nossas cartas, o Gewurztraminer.

Nenhum comentário: