domingo, 16 de setembro de 2012

Quantidade grande de gêmeos na raça texel em Livramento


                                Silvia Helena, que prepara o Mercotexel 2013, e Claudino Loro
                                 Foto Arfio Mazzei

Por falar em cordeiro, estive lá na Fazenda São José e Cabanha Santa Orfila, de Claudino Loro, no Sarandi, em Santana do Livramento, fronteira com o Uruguai, e acompanhei o nascimento de muitos cordeiros desta safra. Fiquei impressionado com a quantidade de gêmeos paridos pelas ovelhas texel. Acho que mais da metade das 1.500 ovelhas inseminadas este ano deram gêmeos. Loro está fazendo uma separação das texel pretas e quase todas elas também pariram gêmeos. Ele já tem como 300 texel pretas. Os cordeirinhos são a coisa mais linda do mundo.
É claro que aproveitamos para comer alguns churrascos de borregas texel do ano passado, com carne já um pouco rígida, para o meu gosto, mas, mesmo assim, muito gostosa, com a gordura ainda branca dando um sabor especial ao asado, feito pelo Arfio Mazzei nas brasas de lenha de espinilho, abatidos com autorização do
Ibama. Estavam presentes o Ario Mazzei, o Mário Lisboa e a Silvia Helena Loro, que está começando a organizar o Mercotexel de 2013, que vai ter, além dos melhores exemplares da raça texel à venda, uma grande festa. Ela está preparando uma recepção magnífica para os visitantes e compradores que forem a Livramento em janeiro. Vai ser, sem dúvida, a maior oferta de animais texel depois da Expointer, realizada, em agosto, em Esteio.
A boa carne de cordeiro foi acompanhada por vinhos à altura, alguns chilenos, outros uruguaios, e o grande cabernet franc 2011 Do Lugar, da Dal Pizzol, que levei especialmente para o Loro. Ele gostou tanto que disse que vai comprar uma partida para ter lá na fazenda. Não bebemos, porque eu já havia terminado minhas garrafas, mas falamos muito sobre o tannat Amat, dos Carrau, que é produzido ali pertinho, no Cerro do Chapéu, em Rivera, e é considerado um dos melhores tannats do mundo, vinho que faz parte dos 1.200 vinhos que se deve beber antes de morrer! Quem for ao Mercotexel, em janeiro, deve aproveitar e conhecer as duas vinícolas dos Carrau, uma em Rivera, e outra em Livramento, com menos de 100 metros de distância uma da outra, embora uma esteja no Uruguai e a outra no Brasil. O terroir é o mesmo e os vinhos são maravilhosos.

Nenhum comentário: