quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Embrapa:nascem cordeiros oriundos da coleta de embriões por meio não cirúrgico

Outro de nossos mais assíduos leitores, Paulo de Tarso dos Santos Martins, lá do Mato Grosso, manda uma informação importante que ele leu no site Farm Point. Trata do transplante de embriões, um tema que me é caro porque participei de uma das primeiras experiências de transferência de embriões ovinos, há alguns anos na Cabanha Novo São João, de David Fontoura Martins, lá no Sarandi, em Santana do Livramento. O processo da operação era tão rudimentar que foi usado um grampo de cabelo de mulher para partir o embrião! E deu certo!!! Não consigo lembrar o nome do professor da Faculdade de Veterinária da Ufrgs, em Porto Alegre, que comandou a experiência.
Eis a nota enviada pelo Tarso: Os primeiros cordeiros oriundos da coleta de embriões, por meio não cirúrgico, da raça Crioula Lanada nasceram nos dias 24 e 25 de agosto, na Estação Terras Baixas (ETB), da Embrapa Clima Temperado, em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Os animais são resultado da coleta transcervical de embriões, realizada no Curso de Biotécnicas da Reprodução em Ovinos. O objetivo da ação é preservar raças em extinção, além de consolidar um método de coleta de embriões não invasiva para os ovinos.
"O procedimento convencional de coleta de embriões é feito por via cirúrgica e nós utilizamos uma nova técnica desenvolvida pelo professor Alberto Gusmão da UFBA. Nessa técnica a coleta é feita por via transcervical, não gerando lesões na fêmea", expôs o professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Arnaldo Vieira. Ele ainda destaca que o problema de cruzamento com outras raças, de maior produção, pode gerar o desaparecimento das Crioulas Lanadas, diminuindo a variabilidade genética da espécie, já que no Brasil não existe nenhuma raça nativa e sim raças nacionalizadas que foram trazidas pelos colonizadores. "O objetivo principal de preservar essa raça é uma futura identificação de gene que possa ser importante em termos de produtividade futura".
Além de ser a primeira vez que a técnica foi utilizada em animais lanados, também marcou o início da transferência de embriões para outras fêmeas, ao contrário do que geralmente é feito, quando os embriões são congelados e conservados em Bancos de Germoplasma. Nove fêmeas receberam o material genético, resultando em 11 cordeiros em ótimo estado de saúde. Segundo a pesquisadora da Embrapa Clima Temperado Ligia Pegoraro, esse é o primeiro relato efetuado no país de coleta transcervical e com nascimento de produtos na raça Crioula Lanada.
O curso, realizado em abril deste ano, capacitou médicos veterinários quanto à tecnologia que pode tranquilamente ser usada por produtores para multiplicação de animais de produção e melhoramento genético. O trabalho é resultado da parceria entre as Unidades Clima Temperado e Pecuária Sul, da Embrapa, além da Faculdade de Medicina Veterinária e Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
As informações são da Embrapa Clima Temperado, adaptadas pela Equipe FarmPoint.

Nenhum comentário: