sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Ovinocultura conquista espaço em Mato Grosso









Produtor Cancian, de Canarana, zootecnista Paulo de Tarso do MT Regional, Ernani Picoli e Polaco, de Canarana



Camila Rainieri, Cristiani Rabaioli, Paulo de Tarso e Marcio (Coopernova)

A ovinocultura começa a chamar a atenção dos produtores em Mato Grosso, segundo notica do Canal Rural enviada por Paulo de Tarso Martins. A atividade é uma alternativa para diversificar a geração de renda no campo. Quem aposta no segmento acredita no futuro promissor, mas reconhece que o sucesso somente será possível com a maior organização da cadeia produtiva. O setor foi o tema do Dia de Campo realizado pela Federação de Agricultura e Pecuária do Estado, com mais de 130 participantes interessados em ovioncultura.
A produção de grãos ainda é o carro-chefe da fazenda do produtor rural Hernandes Piccoli, em Sorriso, no médio-norte de Mato Grosso, mas há seis anos a família iniciou na ovinocultura. O rebanho, que começou com 30 animais, conta atualmente com 2.500, de cinco raças diferentes. Todo o plantel é criado em pequenos lotes, que juntos ocupam 35 hectares.
Para Piccoli, uma das vantagens da ovinocultura é que o produtor pode aproveitar pequenos espaços da fazenda, como as áreas mais acidentadas, que não são mecanizáveis.
Os resultados animam quem está no campo. Na última década, o rebanho de ovinos no Estado avançou 800%. Hoje, o plantel é estimado em mais de 1,4 milhão de animais. Apesar do aumento expressivo, a cadeia produtiva ainda esbarra em alguns obstáculos, como a baixa oferta de cordeiros nos padrões exigidos pela indústria. Outra barreira enfrentada pelos produtores é a falta de planejamento e de conhecimento técnico sobre a ovinocultura.

Nenhum comentário: