sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Inscrições para o público abrem na próxima semana

O momento mais aguardado pelos apreciadores de vinhos no Brasil se aproxima. É a 20ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2012. Consumidores de todo o País e do exterior poderão se inscrever no evento a partir da próxima terça-feira, 04. Serão mais de 800 pessoas reunidas no dia 29 de setembro, em Bento Gonçalves, para conhecer e degustar na taça a representatividade da safra em vigor. Como a maior de todas as edições, por reunir 387 amostras de 70 vinícolas de sete estados brasileiro, a Avaliação deste ano reserva surpresas. O evento, que já reuniu 11.217 apreciadores da bebida desde 1993, completa 20 safras tendo forte influência na evolução da qualidade da produção nacional, hoje reconhecida mundialmente.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.enologia.org.br e informações obtidas pelos telefones (54) 3452.6289 ou 3451.2277. A exemplo de anos anteriores, as vagas oferecidas foram preenchidas na primeira semana. Diante disso, o presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE), entidade promotora, enólogo Christian Bernardi, chama a atenção dos apreciadores para que se antecipem, a fim de garantir participação no evento. “A Avaliação Nacional de Vinhos é um evento muito concorrido e que atrai gente de todas as partes do País, inclusive do exterior. A estrutura é limitada no número de pessoas e, por isso, se esgota rapidamente”, diz.
O resultado que será apresentado no dia 29 de setembro reflete a análise feita por 120 enólogos brasileiros, que degustaram as amostras no período de 10 a 31 de agosto, no Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, instituição parceira da ABE e que presta todo apoio técnico ao evento. Seguindo normas internacionais, as degustações foram realizadas às cegas em cinco categorias: Branco Fino Seco Não Aromático, Branco Fino Seco Aromático, Tinto Fino Seco, Tinto Fino Seco Jovem e Vinho Base para Espumante.
A degustação de cada amostra segue o seguinte funcionamento:
Uma das 16 amostras é servida. Depois de degustada, cada participante dá sua nota e assinala seus comentários na ficha de degustação. Logo em seguida, é feito comentário do vinho por um dos 16 comentaristas, que apresenta os resultados de sua apreciação sobre o vinho. As observações quanto aos aspectos visual, olfativo e gustativo apresentadas pelo comentarista podem ser anotadas pelo público servindo como referência para futuras interpretações. Tal atitude permite a propagação do aprimoramento do gosto pelo vinho. Em seguida, passa-se para outra amostra repetindo-se o mesmo procedimento.

~                                Quase um milhar de pessoas de pessoas na avaliação de 2011.                                    Foto Gilmar Gomes



Nenhum comentário: