sábado, 4 de agosto de 2012

Guatambu participa de eventos de degustação em agosto



                                  Estilo espanhol na fazenda e vinícola Estância guatambu

                                   Arquivo JN



Desde o dia 2 de agosto, a Vinícola Guatambu, de Dom Pedrito, participa de vários eventos de divulgação dos seus vinhos, em Pelotas e Porto Alegre. A série de encontros iniciou no dia 02 em Pelotas, no jantar harmonizado com vinhos e espumantes Guatambu, promovido pela Sindifisco, às 20h.
No dia 03, às 19h30, a engenheira agrônoma de enóloga da vinícola, Gabriela Pötter, ministrou degustação na Fundação Ecarta, dentro do ciclo “A arte do vinho por seus artistas”. Cinco rótulos foram oferecidos no evento, entre espumantes e vinhos da safra 2011. No sábado, dia 04, Gabriela participou da Noite de Queijos e Vinhos da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS, às 20h, na sede social em Porto Alegre.
Conversei, sexta-feira à noite, com o Valter José Pötter, dono da Guatambu, sobre o encontro internacional com técnicos do setor pecuário que vai ocorrer na Farsul, dia 9, quando ele apresentará os resultados de um importante trabalho para conseguir gado imune ao carrapato, mas também falamos de vinhos. Ele confirmou que, até dezembro, deverá inaugurar as instalações da Estância Enogastronômica Gutambu, em Dom Pedrito, num belo prédio de estilo espanhol dos primeiros habitantes da região da Campanha.
Contando com administração familiar e visando diversificar seus produtos, a cinqüentenária Estância Guatambu, tradicional empresa do agronegócio, de Dom Pedrito, iniciou em 2003 o projeto de produção de uvas viníferas, com a implantação do vinhedo com mudas importadas da França e da Itália, visando aproveitar o excelente clima da Campanha Gaúcha, bastante adequado para esta atividade.
Até dezembro, a Guatambu, que já cria gado hereford e braford, ovinos e cavalos, e produz trigo, arroz, soja e sorgo, inaugurará a sua estância enoturística, a 14km da cidade de Dom Pedrito. Situada no pampa gaúcho, o projeto busca uma identificação com a arquitetura local, a cultura gaúcha, e as nfluências das estâncias da região do pampa. Sob o conceito de pátio central, a vinícola se desenvolverá em forma de U com iluminação e ventilação voltadas para o seu interior, como forma de abrandar o Minuano que sopra na campanha e proporcionar condições térmicas ideais para a produção de vinhos de qualidade. A vinícola possui uma arquitetura voltada para o turismo, com sala de degustação técnica, varejo, espaço gourmet com culinária típica da região e salão de eventos. Conforme Valter José Pötter, proprietário da estância Guatambu, o que motivou a família a investir na vinícola foram as premiações internacionais que os primeiros vinhos produzidos com uvas da Guatambu receberam, ao longo dos últimos 3 anos, o que consolida a região dos pampas como uma das mais promissoras da América para produção de vinhos finos. A área industrial da vinícola já está concluída, desde a vinificação até engarrafamento.

Nenhum comentário: