sexta-feira, 31 de agosto de 2012

É grande o desenvolvimento da ovinocultura


A qualidade dos ovin os expostos na 35ª Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul, a maior exposição-feira de animais e máquinas agrícolas da América do Sul, mostrou que a ovinocultura está retomando seu espaço na pecuária brasileira. A quantidade de visitantes de outros estados com a intenção de comprar animais demonstrou, por outro lado, que o setor está em crescimento no País inteiro.
Os ovinos da raça texel, mais uma vez, foram destaque, não só pelo número de inscrições – a maior participação -, mas, também pelo interesse dos compradores. Os santanenses David Fontoura Martins, Claudino Loro e Cláudio Arteche, que estão entre os pioneiro da criação da raça no Brasil, trouxeram bons animais e venderam bem. Arteche vendeu todos os que trouxe.
A criadora santanense Teca Queirolo foi eleita presidente da Brastexel. Num noite movimentada da Expointer, os criadores da raça comemoraram os 40 anos de sua chegada ao Brasil e homenagearam os pioneiros. Agora, Teca que marcar sua gestão com a confecção de um livro que conte a história do texel no Brasil.
De uma maneira geral, a ovinocultura vai bem no Rio Grande do Sul e começou a crescer. Conforme o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, o financiamento por meio do Fundovinos continua ocorrendo normalmente. "O Banrisul disponibilizou R$ 102 milhões e cerca de 50% do investimento ainda está disponível para os produtores", disse. "Este é um fundo novo que se reverte totalmente para o desenvolvimento da ovinocultura a partir dos projetos que vamos aprovar na câmara setorial da ovinocultura que funciona junto à Secretaria da Agricultura", explicou Mainardi, durante entrevista no dia 29 de agosto.
Os julgamentos dos ovinos da raça texel foram muito concorridos na Expointer. É a raça ovina do momento, não só a maior em número de animais inscritos, mas principalmente pela constante presença de compradores de outros estados nos bretes de exposição. David Fontoura Martins, Claudino Loro e Cláudio Arteche, de Santana do Livramento, que costumam vender animais para o Centro do País, ficaram entusiasmados com a demanda por texel. Por decisão do presidente da Brastexel, José Luiz Pereira Dias, nos julgamentos da raça Texel na Expointer, este bloguista teve a honra de colocar na ovelha ganhadora como Reservada Campeã a devida roseta. Quem ficou muito contente com os julgamentos foi o criador Jonas Augusto Petry, da Cabanha Mascarada, de Rolante. Veio pela primeira vez, trouxe seis ovinos e um deles ganhou duas rosetas de saída.

Nenhum comentário: