terça-feira, 24 de julho de 2012

Portus Cale importou os vinhos da Quinta da Romaneira


A importadora Portus Cale acaba de lançar os vinhos da vinícola Quinta da Romaneira, localizada no norte de Portugal, orientada ao sul e banhada pelo rio Douro. Considerada uma das mais grandiosas e históricas quintas do Douro, é responsável pela produção de Vinhos do Porto e de mesa, com destaque para os tintos.
Graças ao solo xistoso e exposição solar permanente e amplitude térmica, as uvas e consequentemente os vinhos da Quinta da Romaneira, considerada uma das principais quintas do Douro, apresentam características distintas na cor e taninos, o que lhes permite um bom potencial de envelhecimento. Recentemente, descobriu-se que as antigas castas locais além de serem usadas na produção de excelentes Vinhos do Porto, também podem ser utilizadas na elaboração de vinhos de mesa, enquanto expressão de um terroir único, colocando-os entre alguns dos melhores vinhos do mundo.
Atualmente, um dos grandes desafios da vinícola é produzir vinhos que possam ocupar um lugar de destaque entre os melhores vinhos do mundo, assim como os de regiões clássicas como Bordeaux, Borgonha e Vale do Rhone.
Quinta da Romaneira Rosé: Vinho rosado produzido a partir de uva cuidadosamente selecionadas, 100% Tinta Roriz, com idade média de 23 anos, provenientes do Vale do Douro, no Norte de Portugal. Um vinho fresco com uma acidez mordaz e refrescante, e um equilíbrio perfeito que lhe confere alguma capacidade de envelhecimento. Apresenta cor pálida de pétalas de rosa, brilhante. Nariz de aromaticidade muito fina com notas afrutadas delicadas, combinando aromas florais e de pêssego com aromas de fruta vermelha. Ideal para ser degustado como aperitivo, podendo ser harmonizado com carnes e peixes assados e saladas. Vencedor do Prémio Aníbal Coutinho 2010, como o melhor vinho Rosé de Portugal e com 87 pontos na lista da Wine Spectator.
Quinta da Romaneira Reserva 2008: A seleção rigorosa dos nossos melhores vinhos, vinificados a partir das castas, nobres e clássicas, de Touriga Nacional (50%), Touriga Franca (40%) e Tinto Cão (10%), permitiu ao Reserva o reconhecimento como um dos vinhos mais notáveis do vale do Douro. De gosto frutado intenso e concentrado, caráter selvagem, delicado nariz aromático, final longo e fresco. Prêmios e pontuações: Eleito “Melhor Vinho Tinto de Portugal - colheitas de 2008”. Wine Spectator: 94/100. National Wine Challenge 2011: Ouro.
Quinta da Romaneira Branco 2009: Uma mistura de Malvasia Fina e Gouveio, com alguma fermentação e envelhecimento em madeira. Vinho redondo na boca, com boa estrutura mineral. Nariz fino e aromático que vai abrindo no copo, com algumas notas de cedro selvagem. Pode envelhecer em garrafa durante vários anos. Castas: Malvasia Fina (70%) e Gouveio (30%). Prêmios e pontuações: Wine Spectator: 88/100. IWC - International Wine Challenge 2011: Prata. National Wine Challenge 2011: Ouro.
Quinta da Romaneira Syrah 2009: Gosto frutado maduro exuberante, de frescura agradável e equilibrada. Algumas notas de especiarias e alcaçuz. Carvalho bem integrado, taninos elegantes, final longo e persistente. Castas: Syrah (100%). Wine Enthusiast: 90 Pontos
Sino da Romaneira Tinto 2008: Fresco e elegante, com taninos suaves e acessíveis, este é um vinho que expressa a beleza selvagem das suas origens do Douro. O nome "Sino" refere-se ao sino antigo, suspenso na entrada da casa principal da Quinta, e que é reproduzido no rótulo do vinho. Castas: Touriga Nacional (40%), Touriga Franca (30%) e Tinta Roriz (30%). Prêmios e pontuações: Wine Spectator: 89 Pontos. IWC - International Wine Challenge 2011: Ouro.
Quinta da Romaneira Tinto Douro 2004: Nariz complexo com classe, de fruta vermelha madura, complementado com especiarias e notas sofisticadas de madeira. Na boca, continua a mostrar o seu carácter complexo, apimentado e fruta madura com taninos firmes mas ao mesmo tempo redondos e bem integrados que deixam antever um bom envelhecimento. É um vinho moderno, sedutor, que tem no seu charme um toque do lado selvagem do Douro. É puro, intenso e algo exótico. Castas: 80% Touriga Nacional; 20% Tinto Cão. Cor vermelho/roxo.
Quinta da Romaneira Tinto Douro 2005: Este vinho tinto foi vinificado na Quinta do Noval, utilizando uvas cuidadosamente selecionadas, 100% provenientes da Quinta da Romaneira. Fermentação em cubas de aço inoxidável com controlo de temperatura a 28˚C. Castas: 35% Touriga Nacional; 45% Touriga Franca; 15% Tinto Cão; 5% Tinta Roriz.
Quinta da Romaneira Tinto Douro 2007: Exuberante e muito elegante, fruta vermelha madura com maturação perfeita (não muito madura), um toque floral. Muito especiado na boca, boa acidez e optimo potencial de envelhecimento. Castas: 70% Touriga Nacional - 25% Touriga Franca - 5% Tinto Cão.

Nenhum comentário: