terça-feira, 24 de julho de 2012

Otávio Rocha – Dois almoços e muito vinho




                                         Floriano Molon domina Otávio Rocha




















A linda Tailine servindo no almoço em Otávio Rocha

Nos dois almoços que tive em Flores da Cunha, estive na 39ª Festa da Colônia, junto à Igreja Matriz de Otávio Rocha, com seu altar decorado com flores, frutos e outros produtos da região, num agradecimento da comunidade pela fartura do pão e do vinho de cada dia, bem como pelo florescimento bonito de todas as culturas agrícolas. Com Floriano Molon, o grande motor de todas as festas e eventos comunitários, lembramos que, há 40 anos, participei da primeira Festa da Colônia, bebendo muito vinho, que é distribuído gratuitamente, e saboreando menarosto, pissacan e muita massa. Desta vez não foi diferente.
No almoço de sábado, encontrei meu velho amigo José Sartori, prefeito de Caxias do Sul; no de domingo, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, ex-prefeito de Caxias do Sul, e o grande maestro Felix Slaviero, cujo grupo coral foi homenageado porque estava comemorando exatamente 40 anos. Conheci o maestro nas primeiras Vindimas da Canção, nos anos de 1970. Continua o mesmo..., com a mesma barba e a mesma potente voz.
Uma coisa interessante desde a primeira Festa da Colônia é o desfile dos tratores usados no trabalho agrícola, com a devida bênção do pároco. Dezenas de veículos desfilaram pela Praça da Uva, com seus tratoristas risonhos e satisfeitos pelo reconhecimento da comunidade urbana e dos turistas. A maioria, já com as bochechas vermelhas. Aliás, esta é a cor que toma conta dos rostos, inclusive, das lindas meninas coradas, como Tailine, que servem os pratos de salada, pissacan, maionese, massas e menarosto no grande salão paroquial, onde pobres e ricos, colonos e industriais, sentam lado a lado numa refeição fraterna e ruidosa, cada um com duas garrafas de vinho à frente, uma com branco, outra com tinto. Além do prefeito de Flores da Cunha, Ernani Heberle e de outros políticos, inclusive os candidatos à próxima eleição, como Giovanna Ulian, estavam no meio do povo o grande industrial Lourenço Castelan e sua esposa, talvez o homem mais rico de Flores da Cunha, dono da indústria de móveis Florense.
Como gringo adora festa, representantes de outras localidades e cidade aproveitam para divulgar os seus eventos. A Festa da Colônia vai até o dia 25 de julho, Dia do Colono e do Motorista. Em Antonio Prado, cidade próxima e que conserva o maior acervo original de casas construídas pelos primeiros colonos, haverá, entre 18 e 25 de agosto, a 32ª Noite Italiana, na qual se bebe vinho como nunca, da mesma maneira que os imigrantes faziam em momentos festivos nos porões de suas casas. O cardápio já está pronto: frango à menarosto e à passarinho, polenta frita e brustolada, batata doce, copa, salame, mortadela, queijo, pepino, pão, grostoli, bolos, cucas, café, biscoito colonial, vinho, muito vinho, suco de uva, merengue, frutas e doces. Também em Antonio Prado, em outubro, nos fins de semana de 11 a 14 e 19 a 21, a Fenamassa, no Centro Histórico, um festival gastronômico no melhor estilo dos imigrantes italianos.
Aproveito este espaço do Blog para agradecer a maneira gentil e simpática como fui recebido em Flores da Cunha e Otávio Rocha pelo prefeito Ernani Heberle, pelo vice-prefeito Dambrós, pelo secretário Floriano Molon, pela Mary Siqueira da Silva, pela Rainha Toigo e suas lindas princesas, pela ex-Rainha Giovanna Ulian, hoje candidata à prefeita, pela minha querida amiga jornalista Andréia Debon, pelo competente e simpático motorista Osvaldo e a todos com os quais tive contato nas duas cidades. Na pessoa do Antonio Alvise Mioranza, com o qual lembramos algumas coisas de há 40 anos, agradeço a boa receptividade do pessoal das vinícolas que visitei. Também encontrei por lá o Lourenço Castelan, o Vanderlei Andréa Dondé, da Caderode, o Eumar Viapiana, da Viapiana Vinhos e Vinhedos, o Deunir Luiz Argenta, presidente da Apromontes e da Vinícola Luiz Argenta, e o velho parceiro Tirone Lemos Michelin, da UHY Moreira Auditores e do Consórcio Brasileiro de Consultores.

Nenhum comentário: