terça-feira, 24 de julho de 2012

Os Melhores Vinhos de Flores da Cunha



Vice-prefeito Domingos Dambrós, a Rainha e as Princesas, e o prefeito Ernani Heberle
















Prefeito Ernani Heberle comandou a entrega das medalhas




                                 Maria Jair Ucha e o secretário Floriano Molon













A Rainha Elisa Giani Toigo e suas princesas Ariane e Duana




















Ex-Rainha da Fenavindima Giovana Ulian agora na política
Fotos DU/JN






Os Melhores Vinhos de Flores da Cunha foram revelados na noite de sexta-feira passada, dia 20 de julho, durante o jantar de premiação, no Clube Independente. Nesta 11ª edição, o troféu Gran Baco di Flores, maior distinção do concurso, foi para as vinícolas Casa Venturini, com Tannat 2009, na categoria vinho tinto fino seco, e Hortência, com o vinho Moscatel Espumante. A premiação é dada ao vinho que obteve Medalha de Ouro com a nota acima de 90 pontos.
Não sou vinho, mas também ganhei o Gran Baco di Flores, um pesado troféu em bronze, em homenagem aos meus mais de 40 anos visitando aquela região e escrevendo sobre uvas, vinhos, música, boa comida e mulheres lindas da região de imigrantes italianos. O troféu me foi outorgado por sugestão do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Floriano Molon, que conheço desde a primeira Festa da Colônia, em Otávio Rocha, e das primeiras Vindimas da Canção, no início dos anos de 1970. E foi entregue pelo prefeito Ernani Heberle e pelo vice-prefeito Domingos Dambrós, com a assistência das lindas Raínha da Festa da Vindima, Elisa Giani Toigo, e suas princesas Ariane Schiavenin e Duana Nesello., as quais ajudei a escolher na época do concurso.
Neste ano, 35 amostras foram premiadas no 11º Concurso Melhores Vinhos de Flores da Cunha. Destas, 23 nas categorias de vinhos produzidos a partir de uvas vitiviníferas foram premiadas – 14 receberam Medalha Baco de Ouro, 8 de Prata e uma de Bronze e 12 amostras nas categorias de bebidas produzidas a partir de uvas americanas ou híbridas foram premiadas - cinco receberam Medalha Galo de Ouro, quatro medalhas de Prata e três de bronze.
A 11ª edição avaliou 106 amostras de vinhos e sucos de uva de 18 vinícolas. As bebidas foram avaliadas “às cegas” por 21 enólogos, representantes de vinícolas e de entidades relacionadas ao setor vitivinícola. Todos os anos, uma pessoa é homenageada com o Gran Baco di Flores. Este ano, o indicado foi este colunista, para muita satisfação minha e da minha mulher, Maria Jair, que estava junto.
Senti falta, na lista de participantes de várias vinícolas do município, especialmente as reunidas na Associação dos Vinhos dos Altos Montes – Apromontes. Não perguntei a causa, mas entendi, pelas conversas que ouvi, que alguns destes produtores não gostam da participação, no concurso, dos chamados vinhos comuns, os elaborados com uvas americanas ou híbridas. Não sei, não, é um assunto delicado, que deve ser resolvido entre os organizadores do concurso e os produtores de vinho da região. Não se pode esquecer que muito mais da metade dos 100 milhões de litros de vinho produzidos em Flores da Cunha são os chamados vinhos de mesa, elaborados com uvas comuns.
Flores da Cunha, com cerca de 100 milhões de litros/ano, é o maior produtor de vinhos de mesa, finos e sucos do País, contando com 197 vinícolas em funcionamento. É, também, a terra de mulheres bonitas. Entre as lindas que conheço, estavam presentes a jornalista Andréia Debon, editora da revista Bon Vivant e de outros jornais, como O Florense, e Giovana Ulian, que foi Rainha da Festa da Vindima, em 1988, e, hoje, aos 31 anos, engenheira civil, é a primeira mulher candidata a prefeito de Flores da Cunha, pelo PP.

Um comentário:

Duana Nesello disse...

Muito boa a matéria Danilo!! Obrigada por sua presença em nosso evento! Abração, Duana