quarta-feira, 18 de julho de 2012

Moscatéis de Farroupilha são premiados na França

Produtos das empresas Basso, Cave Antiga e Perini conquistam a terra do Champagne, representando o Brasil com três das quatro medalhas recebidas pelo país no concurso Muscats Du Monde, realizado no começo deste mês. Farroupilha, município gaúcho que é o maior produtor nacional de uvas da variedade moscato, conquistou três das quatro medalhas recebidas pelo país no concurso Muscats Du Monde, realizado nos dias 4 e 5 de julho, na cidade de Frontignan-la-Peyrade, região de Languedoc-Roussillon, na França. Esta foi a 12ª edição do tradicional concurso, um dos mais importantes no mundo, realizado pelo Fórum Oenologie.
Especialistas internacionais provaram 232 vinhos, todos elaborados a partir da uva moscatel, enviados por 24 países. Com base em rígidos padrões de qualidade e avaliação, foram concedidas 78 medalhas às amostras, sendo duas Grande Ouro, 24 de Ouro e 52 de Prata. O Brasil trouxe quatro delas para casa, sendo que três dessas foram conquistadas por produtos farroupilhenses.
A Basso Vinhos e Espumantes foi a única empresa brasileira a receber Ouro, com o seu Frisante Monte Paschoal, enquanto que o Aquarela Moscatel Rosé, da Casa Perini, e o Moscatel Espumante, da Cave Antiga Vitivinícola, receberam Medalha de Prata. Também recebeu prata o Moscatel Rosé, da Aurora, de Bento Gonçalves.

Farroupilha: a terra do moscatel

Em 2012 foram produzidos em Farroupilha, 7,7 milhões de quilos (representando 46% do total gaúcho, de 16,7 milhões de quilos) da cultivar Moscato Branco – a principal Vítis Vinífera Branca do Estado, em volume.
Farroupilha detém, segundo o Cadastro Vitícola do RS 2005/2007, a maior área de cultivo de uvas Moscato Branco no RS: dos 776,87 hectares da casta no Estado, o município responde por 48,84% (ou 379,5 hectares).

Nenhum comentário: