sábado, 30 de junho de 2012

Vinícola Villaggio Bassetti apresenta seus vinhos para 2012


A Vinícola Villaggio Bassetti apresentou ao mercado os vinhos disponíveis para 2012, que são os Primiero 2009, Montepioli 2010, Sauvignon Blanc e Rosé – safras de 2011. Os produtos podem ser encontrados nas principais adegas e restaurantes de Curitiba, com preços que variam de R$ 39,00 a R$ 83,00. Além de Curitiba e Florianópolis algumas cidades do interior do Paraná também dispõem dos vinhos da marca, bem como estabelecimentos nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O processo de elaboração dos vinhos da Villaggio Bassetti prioriza a qualidade em todos os seus estágios, desde o plantio até a colheita, quando ocorre o processo seletivo das uvas. “Na própria videira fazemos o raleamento dos cachos, deixando apenas aqueles considerados os melhores e na colheita também escolhemos para mandarmos para a cantina as uvas mais perfeitas, que passarão ainda pela mesa de seleção, ou seja, incluímos somente frutas cuidadosamente selecionadas do campo à cantina.”, explica Marco Bassetti, diretor comercial da Vinícola.
Características dos vinhos – O Primiero 2009 recebeu um pouco de Merlot, que na safra de 2009 atingiu perfeita maturação. Sua estrutura, elegância e complexidade de aromas evidenciam um terroir apropriado para este corte bordalês, só permitido quando a maturação do Cavernet Sauvignon é completa. “Este é um vinho de guarda, passou 22 meses em barrica de carvalho francês mais um descanso de 15 meses em garrafas”,diz Bassetti. Possui coloração graná, aroma de terra, fungos e frutos silvestres.
O Rosé 2011 chama a atenção por não possuir a tradicional coloração das bebidas rosés disponíveis no mercado. A combinação das uvas Merlot e Pinot Noir mostra o acerto desta boa composição. As uvas selecionadas foram vinificadas em conjunto, resultando neste exclusivo vinho rosé, cuja cor elegante é exclusiva deste processo. Na boca expressa textura determinada pelo terroir de São Joaquim. Um vinho macio, de corpo médio e aveludado. É elaborado em prensagem direta, fermentação a baixas temperaturas, estabilização a frio e engarrafamento.
O Sauvignon Blanc 2011 passa pelo mesmo processo de elaboração cuidadosa de qualidade. A altitude dos vinhedos de onde foram colhidas estas uvas, aliada a uma insolação perfeita, proporcionam a este vinho um corpo denso, untuoso, evidenciada pela cor pêssego a salmão. “A acidez e a concentração de aromas, devido ao frio da serra catarinense, trazem a este vinho elegância e complexidade”, afirma Bassetti.
E, por fim, o Montepioli 2010 produzido de vinhedos implantados em altitudes que variam entre 1230 e 1280 metros. Todo o vinho deste lote descansou por 13 meses em barricas de carvalho francês, evidenciando que as uvas maduras e sadias obtidas na altitude da serra catarinense geram vinhos de ótima complexidade e equilíbrio.
A produção dos vinhos da Villaggio Bassetti é inspirada nas tradicionais vinícolas europeias, que mantêm o processo artesanal aliado as mais modernas técnicas enológicas. “O que agrega ao nosso vinho é o terroir exclusivo da região de São Joaquim, em Santa Catarina, e a nossa dedicação e paixão no processo de elaboração”, resume Eduardo Bassetti, diretor da vinícola.
Colheita 2012 – As primeiras informações sobre a colheita de 2012, na região de Santa Catarina, é que foi considerada a melhor dos últimos anos – conforme a avaliação de especialistas. Esta conclusão é estabelecida por um conjunto de fatores, principalmente relacionados ao clima. Em 2012, em especial, houve o favorecimento pela temporada de muita insolação, baixa umidade, precipitação pluviométrica adequada, com temperaturas quentes durante o dia e amenas à noite. Os vinhos da Villaggio Bassetti elaborados desta safra poderão ser provados a partir deste ano. “O Sauvignon Blanc e o Rosé já estarão disponíveis para a temporada 2012 e 2013. O Montepioli, com uvas Merlot e Cabernet , já está no mercado e o Primiero, com a Cabernet Sauvignon, deve ser lançado a partir junho deste ano.”, explica Marco Bassetti. “Em junho teremos a linha completa disponível no mercado” completa o diretor da vinícola.
A Vinícola Villaggio Bassetti é resultado da união dos irmãos Pioli Bassetti que aprenderam a arte de produzir vinhos de qualidade com o avô materno, Juca Pioli, ainda na infância.
Localizada a 1.250 metros de altitude, em um terreno de 50 hectares na região de São Joaquim, em Santa Catarina, os primeiros vinhedos da Vinícola foram implantados em 2005. A safra inicial foi colhida em 2008, com o lançamento no mesmo ano do Primiero 2008. Para se manter fiel aos seus princípios na elaboração dos vinhos, os empresários foram buscar na França mudas especiais para região catarinense e na Itália a tecnologia e o maquinário para produzir o vinho. A consequência do investimento, dedicação e paixão é o reconhecimento por parte do público especializado aos quatro rótulos lançados pela Vinícola e, principalmente, a elaboração de vinhos especiais e encantadores em um novo terroir brasileiro.

Nenhum comentário: