terça-feira, 12 de junho de 2012

Destaques da Miolo em 2012


Este ano, não pude ir à Expovinis, em São Paulo, a maior feira brasileira de vinhos, porque estava na fase final de elaboração de um livro. Mas amigos que foram, como o Marcondes e o Acari, me contaram as novidades. A Sabrina Silveira, da Móglia, por exemplo, me mandou os destaques do Grupo Miolo.Adriano Miolo e seus enólogos apresentaram, além dos vinhos tradicionais, três novidades da sua linha de vinhos top: o Tannat Vinhas Velhas (Vinícola Almadén-RS), o Testardi Syrah (Vinícola Ouro Verde-BA) e o Quinta do Seival Alvarinho (Seival Estate-RS). Além desses rótulos, foram  lançados outros nove – entre brancos, tintos e espumantes.
“Estamos ampliando significativamente o portfólio da empresa neste ano, com  novidades em praticamente todos os projetos da Miolo Wine Group. Com isso estamos atendendo um público maior e também explorando melhor cada um dos terroirs onde a Miolo está presente”, afirma o superintendente, Adriano Miolo. A diversidade marca os lançamentos deste ano. Além dos vinhos top, foram apresentados novos rótulos da linha básico-luxo como os da linha Almadén. Os rótulos lançados já chegaram aos consumidores.
Quinta do Seival Alvarinho – Seival Estate (RS) – 2011
Primeiro varietal branco de casta portuguesa da Miolo, o Quinta do Seival Alvarinho tem origem em vinhedos no Projeto Seival Estate, em Candiota, na região da Campanha. Com base no sucesso dos tintos Cabernet Sauvignon e Castas Portuguesas, a expectativa para a chegada do Alvarinho é promissora. “Este é um vinho único na América Latina, onde poucos produzem essa variedade. Também se trata de um vinho mais complexo aromaticamente do que é elaborado em Portugal, utilizando-se barricas de carvalho ao invés de inox”, explica o enólogo responsável, o português Miguel Almeida. As uvas são colhidas na Campanha e levadas em caminhões refrigerados para serem vinificadas em Bento Gonçalves. Possui uma marcante intensidade aromática, com notas de pêssego, damasco e mel.
Testardi Syrah – Ouro Verde (BA) – 2010
O Testardi é o primeiro vinho top do projeto Ouro Verde. Elaborado com a casta Syrah, variedade que melhor adaptou-se ao terroir da região do Vale do São Francisco, na Bahia, esse tinto tem processo artesanal de colheita e desengarce, fermentação integral dentro de barricas novas de carvalho e envelhece em barricas de carvalho por 12 meses. “A fermentação integral confere a este vinho uma característica bastante complexa se comparado aos nossos demais produtos. Ele apresenta um bom corpo, taninos redondos, macios e bem integrados na boca. Cremos que com esse exemplar vamos provar que o Vale do São Francisco pode elaborar vinhos com estilo diferenciado”, afirma o enólogo do projeto Flávio Durante.
Tannat Vinhas Velhas – Almadén (RS) - 2011
A excelente qualidade da uva Tannat e a sua especial maturação na região da Campanha levaram a Vinícola Almadén a elaborar um vinho diferenciado. A partir das videiras em espaldeira mais antigas do país, com mais de 35 anos, a Almadén elaborou seu primeiro vinho ícone: o Tannat Vinhas Velhas.
“O Vinhas Velhas é resultado de uma fermentação integral em barricas de carvalho francês novas. Essa vinificação integral permite extrair toda a concentração de açúcares e polifenois da uva. Um parreiral com essa maturidade conferiu um alto padrão de qualidade às uvas colhidas”, explica o gerente da Almadén, Afrânio Moraes.

Almadén Shiraz – Almadén (RS) - 2011
A Miolo inicia 2012 colocando em prática a estratégia de reposicionamento da marca Terranova, que será focada na linha de espumantes. Como resultado será lançado o primeiro Almadén Shiraz, elaborado no Vale do São Francisco, no Projeto Ouro Verde. O vinho passa a fazer parte do portfólio de tintos, jovens e frutados, sob a marca Almadén.  O tinto apresenta aroma frutado e cor intensa, com tonalidade vermelho rubi. “Na boca ele é levemente estruturado, macio e redondo, refletindo a tipicidade do shiraz, com equilíbrio entre aroma e paladar”, define o enólogo Flávio Durante.
Almadén Pinotage – Almadén (RS) – 2012

Outro lançamento do projeto é o Almadén Pinotage, variedade originária da África do Sul a partir do cruzamento da Pinot Noir com Hermitage. Este é o primeiro pinotage elaborado pela Miolo. O vinho se destaca por ser jovem, macio e com aroma de frutas vermelhas como morango, cereja e framboesa.  
Espumante Almadén Demi-sec Rosé – Almadén (RS). O espumante Almadén Demi-sec Rosé é elaborado na Campanha com as castas Pinotage, Syrah e Cabernet Franc, pelo método de fermentação natural Charmat. Esse espumante possui uma coloração rosada clara, com perlage marcante e persistente em boca. É equilibrado, fresco e frutado.
Bellavista Estate Pinot Noir e Sauvignon Blanc – Bellavista Estate – 2011 e 2012
O Bellavista Estate Pinot Noir e o Bellavista Estate Sauvignon Blanc, elaborados na Campanha, ampliam o portfólio de vinhos assinados pelo locutor Galvão Bueno. O Sauvignon Blanc é o primeiro branco do projeto, um vinho jovem e elegante, com notas que vão desde o aspargo a frutas tropicais. Já o Pinot Noir mostra a intensidade e elegância de aromas frutados, cereja, tabaco e chocolate branco.  
RAR Gewurztraminer -2011
Elaborado em uma das regiões vitivinícolas de maior altitude do Brasil, em Campos de Cima da Serra, o RAR Gewurztraminer marca a entrada do estilo alsaciano de vinhos de sobremesa no portfólio da MWG. As uvas colhidas na metade de Abril, em meio à neblina outonal que já cobria os vinhedos, estavam sobremaduras e atacadas levemente pela Botrytis Cinerea, fungo causador da particularidade organoléptica presente neste vinho.
Vinhas Velhas 2011
Add caption

Nenhum comentário: