sábado, 30 de junho de 2012

Consórcio dos Produtores de Espumante de Garibaldi


Aconteceu no dia 20 de junho, a degustação de espumantes do CPEG, no laboratório de análise sensorial da Embrapa Uva e Vinho em Bento Gonçalves. O objetivo da degustação foi atestar conformidade técnica para a obtenção da certificação dos espumantes degustados. Foram avaliadas 9 amostras de espumantes com base nas fichas de degustação da OIV (Organização Internacional do Vinho) e todas as amostras foram aprovadas pelos degustadores. Participaram da degustação os enólogos envolvidos no projeto, Luciano Vian representando a ABE (Associação Brasileira de Enologia), Luciano Manfrói do IFRS (Instituto Federal do Rio Grande do Sul) e representando a Empraba, Mauro Zanus e Irineo Dall’Agnol.
Um grupo de produtores da cidade de Garibaldi decidiu em 2008 iniciar um programa de estímulo à qualidade de seus espumantes e fundou o Consórcio dos Produtores de Espumantes de Garibaldi – CPEG. A entidade, dirigida hoje pelo presidente da Cooperativa Vinícola Garibaldi identifica desde setembro passado, todos os produtos já certificados com um selo de garantia. “É o primeiro passo para conquistarmos a denominação de origem de nossos espumantes e, em seguida, registrar a singularidade de nossos vinhedos, do nosso terroir, no mapa internacional da viticultura”, afirma Oscar Ló.
A identificação dos espumantes certificados é feita através de um selo aplicado na garrafa contendo dados como, produtor, tipo de espumante, data de tiragem, número do lote, quantidade de garrafas e o número da garrafa. As cores serão diferentes quanto ao tipo de produto:
Cor Prata – Espumante Moscatel

Cor Trigo – Espumante Prosecco

Cor Ouro – Espumante Charmat

Cor Cobre – Espumante Tradicional

Os selos de conformidade são emitidos pela Certifica, empresa responsável pelo processo de certificação dos produtos.

Mauro Zanus, da Embrapa





Degustadores dos espumantes de Garibaldi
Fotos Oscar Ló








Nenhum comentário: