domingo, 27 de maio de 2012

Dia do Vinho encontra um recordista em Flores da Cunha


Os números impressionam. Especialmente pelo contraste. Com pouco mais de 27 mil habitantes, Flores da Cunha, na Serra Gaúcha, é o maior produtor de vinhos e o segundo maior produtor de uvas do Brasil. Nada mais natural, portanto, que chegue à terceira participação junto com a terceira edição do Dia do Vinho – em 2012. O município também marcou suas seis participações na Feira de Espumantes, Vinhos e Sucos de Uva, em Porto Alegre, confeccionando os famosos tapetes de serragem alusivos à celebração do Corpus Christi em plena exposição, na Capital.
A cultura da uva é a principal atividade agrícola de Flores da Cunha, agregando mais de 1,6 mil famílias, que produzem entre 70 mil a 100 mil quilos da fruta por ano. No beneficiamento, operam em torno de 190 vinícolas – de pequeno, médio e grande porte, a maioria também de estrutura familiar – produzindo cerca de 100 milhões de litros de vinho por ano. A produção é escoada para todo o país. “Os vinhos de mesa são predominantes, atualmente, mas já estamos verificando franco crescimento no cultivo e elaboração de vinhos com uvas viníferas”, explica o secretário municipal de Turismo, Floriano Molon.
E, como bem lembra Molon, a representatividade de Flores da Cunha no cenário vitivinícola apenas começa no ramo produtivo. A cidade também é sede de várias das principais entidades do setor em nível regional: a Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi), a Associação Gaúcha dos Engarrafadores de Vinhos (Agevin), a Associação de Produtores dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), a Comissão Interestadual da Uva, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Vitivinicultura, Vinhos e Derivados e o Sindicato da Indústria do Vinho do Rio Grande do Sul (Sindivinho-RS). Além de ser o endereço de mais um nome estratégico no segmento: o diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Carlos Raimundo Paviani.
Em nível local, também é importante o trabalho do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua. “Com relação à Apromontes, os associados aguardam a homologação do projeto de registro da Identificação Geográfica junto ao INPI. Há ainda, no município, três roteiros turísticos: Caminhos da Colônia, Melhor Idade e Nostra Mérica, que percorre as vinícolas familiares. Além disso, temos tradição em valorizar nossa produção, com a realização da Festa Nacional da Vindima (Fenavindima), da Festa Colonial da Uva e de festivais de gastronomia, sempre acompanhados de vinho”, observa Molon.
O secretário destaca um aspecto em particular da organização do Dia do Vinho: “A simples exposição do nome vinho já ajuda a divulgar e valorizar o produto e aqueles que trabalham a parreira, preservando uma tradição que vem passando de pai para filho, há várias gerações”. Durante o período de realização do evento, estão previstas diversas atividades e descontos em vinícolas de até 30% no varejo, ao consumidor final. O brinde coletivo está reservado para 3 de junho, domingo, a partir das 12h, quando um coral visitará vários restaurantes do município propondo a celebração.
A partir das 15h, a festa concentra-se na praça central da cidade, com degustação de vinhos, espetáculo teatral da Cia. do Riso, lançamento do Concurso Melhores Vinhos de Flores da Cunha e projeto É tempo de inverno e vinho em Flores da Cunha (15h50), show com Johnny Presley e banda Burning Love (16h), fechando com missa e bênção do vinho novo, na Igreja Matriz (18h). “Estamos procurando trazer visitantes para conhecerem nossas vinícolas e movimentar hotéis e restaurantes. O retorno maior de um evento como o Dia do Vinho é a divulgação do município, além da capacidade de estimular o consumo e os negócios”, conclui o secretário.

Nenhum comentário: