segunda-feira, 2 de abril de 2012

Produtores de uva do Rio Grande do Sul são os primeiros do setor a obterem a certificação Fair Trade


Da esquerda para a direita:
Dirceu Bortolanza, presidente da Associação de Produtores;
Diego Mendes, RTV Bayer CropScience;
Rodrigo Utiaque, especialista de Desenv. Sustentável Bayer CropScience;
Marcio Mitidieri, consultor da Certificação Valore Fair Trade;
Lucindo Copat, diretor-técnico Vinícola Salton;
Daniel Salton, diretor-presidente Vinícola Salton;
Felipe Sulzbach, agrônomo de Desenv. de Mercado de DN-Sul Bayer CropScience;
Dirceu Farias, gerente de Certificação de Alimentos TUV Rheinland;
Foto de Lucimara Fronza
..............



Um grupo de 45 pequenos produtores de uva do Rio Grande do Sul recebeu nesta quinta-feira, 29 de março, em Bento Gonçalves, a certificação internacional Fair Trade, selo conferido pelo comércio justo e que atesta as boas práticas adotadas no sistema produtivo, o atendimento a uma série de critérios socioambientais e às requisições impostas pelo consumidor do mercado internacional. Este é o primeiro grupo de fornecedores do setor a conquistar a certificação no Brasil.
Os agricultores foram reconhecidos após passarem por um rigoroso processo de preparação e auditoria, realizado por meio de uma parceria entre a Bayer CropScience e a Vinícola Salton, com a implantação do programa Valore que busca uma produção agrícola sustentável da uva vinífera brasileira. Criado pela Bayer CropScience, o programa Valore consiste em oferecer consultoria especializada aos produtores, de acordo com requisitos como o cumprimento da legislação vigente, conservação do meio ambiente, boas práticas agrícolas, segurança dos trabalhadores, segurança alimentar e qualidade do que é produzido.
“Para nós, pequenos produtores, está sendo uma oportunidade única de profissionalizar a gestão e aumentar a qualidade dos produtos. Por meio do Valore, tivemos uma assistência constante nas áreas ambiental, social e trabalhista”, diz o fornecedor da Salton Dirceu Bortolanza.
“É um grande orgulho para nós, da Bayer CropScience, fazer parte deste processo que levou à conquista do Fair Trade, certificação internacional tão relevante para os produtores brasileiros de uva. Uma das premissas do Valore é justamente contribuir para o aumento de competitividade, fazendo com que os produtos sejam reconhecidos por seu alto valor agregado nos mercados interno e externo. Temos certeza de que este é só o ponto de partida de uma história de sucesso”, destaca Adriana Ricci, gerente de Desenvolvimento Sustentável da Bayer CropScience.
Apostando cada vez mais na alta exigência do mercado consumidor, a Salton acredita que processos de certificação como esse são fundamentais para a manutenção do equilíbrio e da qualidade de seus produtos. “Trabalhamos com diversos programas internos que buscam o aperfeiçoamento sistemático de nossos vinhos e espumantes. Sempre investimos em ferramentas que possam corroborar no controle e manutenção da excelente condição de nossas safras. Dessa forma, ter os produtores envolvidos com nosso trabalho certificados pelo Fair Trade é mais um sinal do compromisso que assumimos com nossos clientes e colaboradores”, afirma o diretor-presidente da empresa, Daniel Salton.
Sobre a Vinícola Salton
A Vinícola Salton é reconhecida como uma das principais vinícolas do país, sendo líder na comercialização de espumantes no Brasil. Com unidade localizada no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves (RS) e São Paulo, a Salton recebe cerca de 70 mil visitantes por ano. Centenária e 100% brasileira, a empresa elabora vinhos, espumantes, frisantes e suco de uva de altíssima qualidade. A qualidade dos produtos da Salton é atestada pelas mais de 200 medalhas já conquistadas em premiações nacionais e internacionais de renome tais como a Expovinis (Brasil), a The International Wine and Competition (Inglaterra), a Challenge International du Vin (França), a San Francisco International Wine (EUA), entre muitas outras.
Sobre a Bayer CropScience
A Bayer é uma empresa global, com suas principais atividades concentradas nas áreas de saúde, nutrição e materiais de alta tecnologia. A Bayer CropScience, um subgrupo da Bayer AG e com vendas anuais de EUR 7,255 bilhões (2011), é uma das principais empresas mundiais de ciências e inovação nas áreas de defensivos agrícolas, sementes e traits, além de soluções para o controle de pragas não-agrícolas. A empresa oferece uma excelente gama de produtos e extensivos serviços de apoio tanto para o desenvolvimento de uma agricultura moderna e sustentável como para aplicações na área de saúde ambiental. A Bayer CropScience conta com uma força de trabalho global de mais de 21.000 colaboradores e está presente em mais de 120 países. No Brasil, faz parte do Grupo Bayer, com mais 115 anos de atuação no País e aproximadamente quatro mil colaboradores. A Bayer CropScience, no Brasil, conta com mais de mil colaboradores, uma instalação industrial em Belford Roxo (RJ) e um Centro de Pesquisa e Inovação no Estado de São Paulo. Para mais informações, acesse nosso site: www.bayercropscience.com.br e nosso canal no YouTube: www.youtube.com/BayerCropScienceBR

Nenhum comentário: