sábado, 24 de março de 2012

Vinhos do Alentejo em provas em Évora








A linda praça de Évora
Foto Danilo Ucha
...........



Maria Teresa Chicau mandou novas informações sobre provas de vinhos do Alentejo realizadas em Évora, na semana entre 19 e 24 de março. Bebeu-se, na praça Joaquim António de Gauiar, nº 20-21, perto do Teatro Garcia de Resende, Vinha D´Ervideira Branco DOC, Vinha Dérvideira Tinto Doc, Rubrica Branco e Rubrica Tinto, vinhos regionais Alentejanos, 10 Gulden Branco e 10 Gulden Rosado, vinhos regionais alentejanos.
Toda a vez que a Maria me mandaesta notas, me lembro que estive em Évora, em novembro passado, fiquei de escrever algo sobre aquela visita maravilhosa e até hoje não o fiz. Apenas comecei o texto. Está assim:
Chovia em Évora. Novembro, 11, outono europeu. Da Pousada dos Loios, ao pé do templo de Diana, cujas colunas do século I são sentinelas da presença romana na península ibérica há 2 mil anos e resistem ao tempo, até a praça do Giraldo, a mais central da cidade murada, é uma caminhada no meio da história. Pisa-se sobre o antigo Fórum Romano, enterrado sob as calçadas. A chuva não atrapalha muito porque as ruelas estreitas permitem caminhar ao abrigo das sacadas e dos beirais dos prédios.
Na praça, cinzenta sob a chuva, vendedoras de castanhas assadas, com seus carros abrigados sob lonas, espantam o frio dos transeuntes que correm às castanhas fumegantes, melhor sinal de que o inverno está chegando. Compro castanhas. Dali, por uma rua estreita e colorida, com lojas de artesanato em ambos os lados, subo a ladeira em direção a dois objetivos: a Catedral de Évora e a Capela dos Ossos.
(Parei por aqui. Falta concluir)

Nenhum comentário: