quarta-feira, 7 de março de 2012

Vinhos brasileiros serão degustados e vendidos na Galeria Kaufhof da Alemanha


Jürgen Mathass fala sobre os vinhos brasileiros

À direita, a representante do Wines of Brasil, Ana Paula Kleinowski, acompanhada de Iramaia Kotschedoff, contratada pelo projeto na Alemanha, reunidas com o comprador de bebidas da Kaufhof, Arno Leppert
Fotos Orestes de Andrade Jr. Wines of Brasil
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Wines of Brasil encaminhou eventos em 2013 e 2014 na maior e mais tradicional rede varejista alemã. Vinhos brasileiros estão presentes nos melhores restaurantes da Bélgica e Luxemburgo.Os vinhos brasileiros serão degustados e vendidos na Galeria Kaufhof, um rede verejista de 130 anos na Alemanha. Em reunião com o comprador de bebidas da Kaufhof, Arno Leppert, na ProWein, em Dusseldorf, a representante do projeto Wines of Brasil, Ana Paula Kleinowski, acompanhada de Iramaia Kotschedoff, contratada pelo projeto na Alemanha, acertou a participação dos vinhos brasileiros em dois eventos, em 2013 e 1014, tendo em vista a realização da Copa do Mundo no Brasil. A ideia é realizar um evento com comida e vinhos brasileiros, durante duas ou três semanas, na época do Carnaval de Colônia, comemorado em junho. À noite podem ser realizadas degustações das vinícolas verde-amarelas nas principais lojas da Alemanha. “Será uma ótima oportunidade de exposição para os vinhos brasileiros entre os consumidores alemães”, afirma Ana Paula.
Os detalhes serão tratados posteriormente, com o envolvimento da Apex-Brasil, que realiza o projeto de exportação dos vinhos finos brasileiros em parceria com o Ibravin. Arno Leppert disse que, mesmo que a comida brasileira não esteja presente, a Galeria Kaufhof realizará o evento só com os vinhos verde-amarelos.
No segundo dia da ProWein, que começou neste domingo (4) e encerra amanhã (6), a Casa Valduga fechou a venda de 600 garrafas do seu espumante top – o Maria Valduga – para um grande comprador da Alemanha. “Ele até queria mais, mas não temos como entregar um volume maior desse produto”, afirma a diretora comercial da Casa Valduga, Juciane Casagrande. O Maria Valduga será vendido direto a consumidores finais, clientes da rede, e também a restaurantes alemães.
Restaurantes tops têm vinhos brasileiros
Os vinhos brasileiros – da Casa Valduga, Lidio Carraro e Pizzato – foram incluídos nos melhores restaurantes de Luxemburgo e da Bélgica, informou o importador das três vinícolas hoje na ProWein. Em Bruges, na Bélgica, o De Karmeliet, que possui três estrelas Michelin, possui na sua carta de vinhos rótulos como o Casa Valduga Identidade Arinarnoa e Marselan, além do Gran Rserva Chardonnay. O menu sugestão, sempre harmonizado com o cardápio do chef Geert Van Hecke, ainda inclui vinhos da Lidio Carraro e da Pizzato. O restaurante Aneth, também em Bruges, que tem uma estrela Michelin, é outro que oferece rótulos brasileiros na sua carta de vinhos, assim como o Truffe Noir, em Bruxelas, e o L’Heliport, em Liege, ambos com uma estrela Michelin. “Os vinhos mais solicitados nestes restaurantes e também na Alemanha são de uvas poucos comuns, exóticas, como o Marselan e o Arinarnoa”, observa Juciane Casagrande.
Em Luxemburgo, o Léa Linster, é outro restaurante famoso com vinhos da Casa Valduga, Lidio Carraro e Pizzato. O melhor restaurante chinês em Liege, o Le Shanghai, eleito a melhor carta de vinhos da Bélgica, vende o Casa Valduga Duetto Chardonnay/Rieling e o Dádivas Chardonnay da Lidio Carraro. Agora, na entrada do verão, irão incluir o vinho rosé da Valduga. “Isto quer dizer muito sobre o nosso posicionamento na Europa, ou seja, estamos vendendo nossos melhores produtos nos melhores locais”, ressalta Patrícia Carraro. “É assim, com bom posicionamento e sem pensar em grandes quantidades, que construiremos uma boa imagem para o vinho brasileiro no mundo”, acrescenta.
Master Class
Doze jornalistas alemães reservaram espaço nas suas concorridas agendas da ProWein para participar de uma Master Class na manhã desta segunda-feira (5), no estande do Wines of Brasil na ProWein. A representante do projeto Wines of Brasil, Ana Paula Kleinowski, abriu o evento falando um pouco da produção vitivinícola do Brasil. Alguns representantes das vinícolas falaram sobre as principais regiões produtoras – Serra Gaúcha, em especial o Vale dos Vinhedos, Campanha Gaúcha, Serra do Sudeste, Santa Catarina e o Vale do São Francisco.
Depois, o jornalista alemão Jürgen Mathäss, que já esteve no Brasil por duas vezes, conduziu, pela terceira vez consecutiva, uma degustação de vinhos brasileiros das empresas presentes na feira para sommeliers e jornalistas da Alemanha. Foram servidos e comentados 11 rótulos, entre espumantes e vinhos brancos e tintos.
A oitava participação do projeto Wines of Brasil, realizado em parceria entre o Ibravin (Instituto Brasileiro do Vinho) e a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), na ProWein, uma das mais importantes feiras de vinhos da Europa, conta com o com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento.
Estão presentes no estande situado no hall 6, espaço L21, 11 empresas de três regiões produtoras do Brasil: Aurora, Basso, Casa Valduga, Don Guerino (representada pela trading Suriana), Lidio Carraro, Miolo, Pizzato (presente via importador) e Salton, do Rio Grande do Sul; Sanjo e Santo Emílio, representadas também pela trading Suriana, de Santa Catarina; e a Vinibrasil, do Vale do São Francisco.
A Prowein 2012 recebe 3.700 expositores de 50 países. Nos três dias de feira são esperados 40 mil visitantes profissionais internacionais do setor de comércio mundial de bebidas. A organização da feira mencionou a presença do Brasil em seu site oficial, citando a presença do Wines of Brasil ao lado da Índia, Japão e China entre os países produtores exóticos de destaque. Kosovo é o estreante da feira.

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