quinta-feira, 29 de março de 2012

Programa para 2012 da Wine Academy Portugal





Vinhos portugueses terão grande programação no Brasil
......................

A Wine Academy Portugal em parceria com o consulado de Portugal no Brasil apresentou sua programação para 2012. Contando com um concurso cultural, feira de produtores e ainda a criação de uma escola de vinhos portugueses que formará profissionais além de oferecer cursos livres, a Wine Academy Portugal se firma como centro de referência em difusão e ensino da cultura vínica portuguesa. As informações são de Pedro Osti.

Portugal Wine Expert 2012 - Em sua 5ª edição, concurso apresenta sua programação em paralelo com feira de vinhos. Profissionais da enogastronomia, sobretudo sommeliers e restaurateurs do eixo São Paulo e Rio de Janeiro, aproveitam o concurso Portugal Wine Expert para realizarem uma jornada dupla: especializarem-se em vinhos portugueses – com palestras, work-shops e fóruns de discussão – e a própria participação no concurso, que premia os melhores especialistas da área.
Em sua 5ª edição, cujo itinerário já incluiu Ceará, Bahia e Brasília neste ano de 2012, o concurso coloca os candidatos sob intensa bateria de testes ao longo de dois meses, avaliando seus conhecimentos acerca da vitivinicultura lusitana. Ao final, o vencedor de cada cidade, ganhará uma viagem ao belo país de Portugal, para conhecer suas principais regiões produtoras como Dão, Douro e Porto.
Para sua realização, o Portugal Wine Expert tem como patrocinador oficial a empresa vinícola Quinta da Aveleda, além de outros grandes produtores portugueses – como o Esporão, a Quinta do Crasto, a Tapada dos Coelheiros, a Herdade da Comporta e o Scancio. O concurso Portugal Wine Expert tem duração de dois meses, divididos em três fases específicas. A primeira fase consiste em uma avaliação geral dos conhecimentos de cada candidato sobre os vinhos e produtores portugueses. Desta etapa, são selecionados os cinco melhores candidatos, que seguem adiante, e são avaliados novamente com degustação às cegas e escrita sobre dois vinhos, uma prova com 50 questões de múltipla escolha, outra prova prática de serviço de vinhos e uma teste dissertativo de gastronomia.
Na fase final, serão escolhidos os três melhores participantes, que farão uma última prova elaborada pela Associação Internacional de Sommeliers, a ASI, focando somente Portugal. Os vencedores da edição (um de cada cidade), irão a Portugal em grupo, acompanhados de formadores de opinião, jornalistas e profissionais da área de vinhos. O roteiro inclui as regiões da Madeira, Douro, Alentejo, Bairrada, Península de Setubal, Tejo e Vinhos Verdes.
O concurso acontecerá em São Paulo de 18 a 30 de junho e na cidade do Rio de Janeiro no período de 05 a 24 de novembro. As inscrições podem ser feitas através do e-mail wineacademy@idearia.com.br até o dia 15/06, sob o valor de R$100,00.
Uma oportunidade imperdível para ampliar os horizontes e adquirir novos conhecimentos sobre o fantástico e diversificado mundo do vinho português.

Labirintus Wine Fair - Em paralelo, acontecerá a Labirintus Wine Fair, que apresenta um novo conceito para as feiras de vinho e quebra a imagem de um simples encontro para degustações, propondo uma nova forma de apresentação de produtos para consumidores e profissionais. Através de jogos em grupo, esse novo formato privilegia os produtores, que apresentam seus produtos de forma eficaz realizando boas vendas.
Os produtores que estarão presentes na feira serão divididos por perfíl do vinho, expostos de acordo com os produtos do portifólio. Os vinhos serão inseridos num percurso sugerido para degustação, tendo nesse espaço uma explicação da região, da gastronomia e de como servir o produto corretamente. A feira acontece em paralelo ao Portugal Wine Expert de São Paulo, no período de 18 a 30 de junho.
Sobre a Sala Portugal Wine Expert - Criada especialmente para abrigar os produtores de vinhos portugueses durante a feira e o concurso, a sala será preparada com expositores individuais, conferindo total liberadade para os expositores e seguindo o modelo tradicional de feiras de vinho. Separada em setores, os visitantes contaram com a Sala Wine Academy – Experiências com o Vinho, onde serão organizados diversos workshops durante o dia, promovendo a integração e o aprendizado. A Sala Empresarial também estará presente e será um ambiente onde os produtores poderam realizar reuniões com futuros parceiros comerciais. E na sala de imprensa serão encontrados press releases e informações detalhadas sobre os produtores, regiões, vinhos e demais produtos da feira.

Cursos Portugal Wine Expert - Pensando em agregar um serviço inédito e de grande qualidade o Sommelier português José Carlos Santanita abre a primeira escola de vinhos segmentada do país, a Portugal Wine Expert – Academia de vinho Português no Brasil. Com cursos voltados exclusivamente para o aprendizado sobre gastronomia e vinhos lusitanos, o espaço promete ser um grande centro de estudos e divulgação de vinhos portugueses no Brasil, atraindo profissionais da área e também amantes de Baco. Cursos de gastronomia portuguesa, vinhos, castas, regiões e outros produtos de Portugal, como azeite, queijos e águas são alguns dos temas que serão abordados na Escola Portugal Wine Expert. Haverá também uma área exclusiva para a divulgação dos vinhos Brasileiros no sentido de apoiar a produção e difusão.
Não é por acaso que José Santanita assina um vinho com Antônio Saramago em terras brasileiras homenageando o descobrimento dos vinhos nacionais como sinônimo de potencial e qualidade nos produtos brasileiros. Além de contar com o apoio de renomados produtores de vinhos portugueses, a Portugal Wine Expert estima aumentar o número de parceiros à medida que se tornar conhecida e vista como difusora dos vinhos portugueses em nosso país.
Para os interessados, a escola abre inscrições em maio e dá início às aulas a partir de junho. "Teremos um espaço único dedicado à educação vínica e à divulgação dos vinhos portugueses/ Brasileiros no Brasil”, orgulha-se Santanita.
José Carlos Santanita começou sua carreira como cozinheiro em 1991, formando-se no INFTUR em 1993/ 1996, frequentou cursos de especialização sobre vinhos e gastronomia na Escola de Turismo de Lisboa e Escola Hoteleira do Estoril. Estagiou em alguns dos melhores restaurantes Europeus como Bacos, e Hotel Palácio no Estoril.
Em 1999, 2000 e 2004, ele foi ficou entre os portugueses mais bem colocados nos apuramentos para os concursos de melhor Sommelier da Europa e melhor sommelier do mundo. Membro participante da Associação dos Escanções de Portugal Fundadora da (ASI) Associação Internacional de Sommeliers Foi considerado o Sommelier Pedagogo em 2007 por esta associação. Venceu o Concurso de Sommelier em 2009 promovido pela revista de Vinhos, sendo considerado o Sommelier do ano em Portugal no neste ano.
Destacam-se em sua carreira a criação do projeto Wine Education da Vinicola Herdade do Esporão em 2004 e Herdade dos Coelheiros em 2008 . Criou o primeiro vinho português em homenagem ao Sommelier brasileiro, o “Scancio”, e o projeto Portugal Wine Expert – Concurso de vinhos Portugueses para Sommeliers do Brasil.
Atualmente, Santanita é consultor em alguns restaurantes de gastronomia portuguesa no Brasil, como Restaurante Bacalhoeiro, Bar Espírito Santo em São Paulo e ainda o Restaurante Pedra da Sereia em Salvador. Coordenador do curso avançado com vinhos portugueses a decorrer no consulado de Portugal em São Paulo e curso avançado para profissionais em salvador em conjunto com a ABS Bahia. Diretor geral e fundador do projeto de educação Vínica Wine Academy Portugal – experiências com o vinho e Portugal Wine Expert . No Brasil e já formou mais de 3000 especialistas em vinhos portugueses desde 2006 .

Nenhum comentário: