quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Vindima deste ano marca 80 anos da 1ª colheita da Granja União, marca adquirida pela Cooperativa Vinícola Garibaldi












A novidade na linha Granja União: Tannat 2009
.............






O dia 26 de janeiro, que deu início à vindima em Flores da Cunha, é também o marco da primeira colheita realizada pela Granja União, em 1932. Os 80 anos da primeira vindima de uma das mais tradicionais marcas da vitivinicultura brasileira é considerado um fato histórico para o setor, já que a Granja União foi quem introduziu os vinhos finos de produção nacional no consumo dos brasileiros. A Vinícola Riograndense elaborou o primeiro vinho varietal do Brasil, justamente sob o rótulo Granja União. No ano passado, a Cooperativa Vinícola Garibaldi comprou os direitos de produção e comercialização da marca Granja União, que deve incrementar ainda mais a já reconhecida produção da cooperativa. “Aumentamos nosso portfólio de vinhos finos tendo a Granja União como um dos carros-chefes. E o resultado não poderia ser melhor. Com a marca Granja União, nossas vendas de vinhos finos dobraram este ano”, afirma o presidente Oscar Ló.

Um comentário:

Floriano Molon disse...

Caro Danilo: me permito trazer parte da minha mensagem na abertura da vindima 2012 em Flores da Cunha.
Abraços.
Floriano Molon/Secretário de Turismo


...Se há no Rio Grande do Sul um lugar de respeito e poderia dizer, quase sagrado na área da vitivinicultura, é este local que pisamos e que por muitos anos se denominou Granja União.

Me permito trazer alguns dados da história inicial deste empreendimento, fruto do nascimento em 1929 da Companhia Vinícola Riograndense. A Sociedade foi formada por 49 associados, sendo que a maior representação foi dos proprietários de depósitos de vinho e tanoarias. O movimento de formação da Companhia Vinícola, veio para contrabalançar o ressurgimento das Cooperativas, neste mesmo ano, que motivou que os colonos entregassem as suas uvas as Cooperativas, ao invés dos vinificadores, a maioria localizados nas cidades e sem vinhedos.
Em 1929/1930, depois de intensas pesquisas, o solo trentino (cidade de Nova Trento), foi escolhido e segundo me consta estas terras eram de propriedade de Joaquim Mascarello, nosso primeiro intendente. No ano de 1930 foi preparado o terreno e, em 1931, com pés de parreiras da França, Espanha e Portugal foram plantados os primeiros vinhedos, em sistema pioneiro na região em forma de espaldeira: uvas Cabernet, Merlot e Riesling. Aqui nasceu uma verdadeira universidade de estudos sobre uvas, vinhos, centenas de visitas das mais altas autoridades e pesquisadores, aqui compareceram para estudar, examinar e admirar aquele vinhedo que se estendia em 120 hectares com as mais diversas cepas vitis viníferas européias.
Em 1935, na homenagem ao centenário da Revolução Farroupilha, a Companhia lança os primeiros vinhos varietais do Brasil, fruto da primeira e histórica colheita de 1932.
Em 2012, estamos repetindo o gesto, por oitenta vezes celebrado nestas terras: a vindima, a colheita da uva.
Toda esta história de eficiência, de magia, de verdadeira veneração a uva e o vinho, poderia ter desaparecido, não fosse a visão empresarial dos irmãos Deunir e Itacir Neco Argenta, que adquiriram a propriedade famosa e a enriqueceram entre outras ações, com a substituição de vinhedos e a construção de uma das mais modernas vinícolas do mundo. Obrigado Deunir e Neco, por este gesto extraordinário perante Flores da Cunha e a história da vitivinicultura brasileira, nos últimos 80 anos de vindima.
Hoje, de forma informal, como deve ser uma vindima, vamos colher os cachos da safra 2011/2012, abrindo oficialmente a vindima em Flores da Cunha, município maior produtor de vinhos do Brasil. Devemos destacar que somos solidários com os irmãos florenses que perderam as suas uvas com o granizo, mas unidos e agradecidos pelos frutos da terra, estamos aqui para saudar a nova safra, colher os seus frutos e brindar com os espumantes e produtos da terra.