sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Salton considera excepcional a qualidade da safra 2012





Salton recebendo uvas de alta qualidade
Foto Fabiano Massotti
.................
Vinícola espera receber cerca de 500 toneladas de uvas por dia, durante o período de maior produtividade da colheita. A qualidade da safra de uva este ano é excepcional. A afirmação é do diretor-técnico da Salton, Lucindo Copat, que espera receber na vinícola cerca de 500 toneladas de uvas por dia, durante o período de maior produtividade da colheita. O tempo seco favoreceu a produção deste ano, oferecendo uma matéria-prima de qualidade superior. “As demais culturas sofrem muito com a seca, mas a uva sai favorecida, pois possui raízes muito profundas. O estresse hídrico e as noites frias propiciam o desenvolvimento do grau de açúcar da uva e acentuam seus aromas e sabores”, explica Copat. Em volume, a safra só não deve ser recorde, pois as chuvas de granizo do final do ano passado reduziram a quantidade a ser colhida por alguns fornecedores.
Uvas especiais, de vinhedos com baixa produção, serão utilizadas na elaboração dos produtos Premium da Salton, como os tintos Talento e Desejo. “Estamos vendo uvas extremamente aromáticas nesta safra e com muita cor e sabor, bem propícias para elaboração de vinhos longevos”, completa Copat, que enfatiza o quanto safras excepcionais são eventos raros na cultura vitivinícola.
Para esta safra, a Salton espera receber um total entre 17 e 18 milhões de quilos de uvas, divididos em tintas e brancas viníferas para a elaboração de vinhos e espumantes e aquelas destinadas à produção de suco de uva. Entre as variedades estão as brancas do tipo Chardonnay, Prosecco e uvas aromáticas tipo Moscato, além da tinta Cabernet Sauvignon e as usadas para o suco.

Nenhum comentário: