quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Ovinocultura gaúcha vive um bom momento - Feovelha confirmou bons preços dos ovinos


Ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, degustando uma costela de cordeiro assada na brasa pelo Paulinho e servida pela Thais Nunes

Jaqueline Fagundes Maciel, presidente do Sindicato Rural de Pinheiro machado, com Maristela Gessinger, presidente da Associação dos Criadores de Ile de France, com o ministro Mendes Ribeiro






Rossano Lazzarotto, presidente da Vitisul
















Guilherme Azeredo Tessaro, do Marfrig-Seara




Thais e Enelim ajudaram-me a servir o cordeiro com shitake, arroz e farofa














Paulinho preparando os cordeiros na brasa

Este bloguista preparando o cordeiro com shitake

Eu e as cozinheiras do Núcleo de Ovinos e Caprinos de Pinheiro Machado
Fotos Arfio Mazzei e Danilo Ucha
...................

Os resultados da XXVIII Feovelha, concluída, domingo, dia 29 de janeiro, em Pinheiro Machado, confirmaram o bom momento econômico-financeiro vivido pela ovinocultura. Foram ofertados e vendidos menos animais, mas o resultado financeiro da feira foi o mesmo do ano passado, com faturamento total de R$ 1,154 milhão em vendas durante cinco dias, confirmando a previsão da presidente do Sindicato Rural, Jaqueline Fagundes Maciel, que esperava tal resultado, em função da valorização dos ovinos, num mercado comprador de animais, de carne e de lã. Os preços pagos foram 62% mais elevados do que em 2011. Até sábado, foram
vendidos 4.066 animais, entre rebanho geral e animais de cabanha, bem menos que os 6 mil de 2011, devido à queda da oferta, pois criadores estão retendo as fêmeas no campo, visando aumentar os rebanhos porque prevêem crescimento da demanda de ovelhas-carne e de ovelhas-lã.
O frigorífico Marfrig-Seara, representado por Guilherme Azeredo Tessaro, montou uma vitrine da carne para mostrar cortes, com Marcelo Bolinha; preparação de pratos, com este bloguista, e também o padrão de cordeiro que precisa para abastecer a indústria, entre 14kg e 16kg carcaça. Olhando a vitrine, o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, relembrou os tempos em que foi pioneiro na comercialização de carne de cordeiro, com a Tip Carne, e o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, provou com entusiasmo uma costela de cordeiro na brasa, preparada pelo assador Paulinho e oferecida por Thaise Nunes, e garantindo que os ovinocultores terão todo o apoio que precisarem em seu ministério.
A Seara-Marfrig, que está desenvolvendo um programa de fomento à produção ovina, com a definição de padrões e técnicas de engorda, vai continuar investindo no setor de carnes especiais. A partir de fevereiro, a Seara terá novo presidente. David Alan Palfenier, 55 anos, que atuava como presidente da ConAgra Foods Consumer Foods International, substituirá Mayr Bonassi, 62 anos, que resolveu se aposentar, após 38 anos dedicados ao desenvolvimento da avicultura e da suinocultura brasileira.
Na sexta-feira, dia 27, em parceria com o fotógrafo Arfio Mazzei, apresentamos iscas de cordeiro preparadas no disco do arado e foi um sucesso. Ficamos quatro horas passando carne no arado. No sábado, dia 28, preparamos uma comida de panela, cordeiro com molho de shitake, acompanhado por arroz branco e farofa de duas farinhas, novamente um sucesso. Mais de 50 pessoas rasparam os pratos e até as panelas.
O cordeiro foi acompanhado por espumantes e vinhos, branco e tinto, da vinícolas da região, reunidas na Vitisul, co-patrocinadora do evento. O presidente da Vitisul, Rossano Lazzarotto, informou que a associção já tem nove associados, muitos dos quais já produzindo vinhos, cujas uvas vinificam com terceiros, na Serra ou na Campanha. O próximo passado, segundo ele, será construir cantinas próprias. Talvez a primeira seja a dele, cuja empresa se chama Seronni & Lazzarotto Vinhos finos e Espumantes. A Terrasul Vinhos Finos, que já teve cantina, mas precisou fechá-la por uma questão de localização, também estuda construir uma nova.
Aproveito este espaço para agradecer ao Guilherme Azeredo Tessaro, do Marfrig-Seara, ao Rossano Lazzarotto, da Vitisul, à Jaqueline Fagundes Maciel, do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, ao assador Paulinho, ao Arfio Mazzei, ao Marcelo Bolinha e às cozinheiras do Núcleo de Ovinos e Caprinos pelo convite para participar e cozinhar na Feovelha e pelo apoio e colaboração na execução da tarefa, não muito fácil porque as condições operacionais não eram muito boas (fizemos as iscas de cordeiro no disco de arado ao ar livre, com um vento de quase 50km por hora que não deixava o fogo se manter) e o cordeiro com shitake dentro de uma pequena cozinha onde mais de 10 pessoas se movimentavam. Também agradeço às meninas da Personalle Eventos (lembro da Enelim Almeida e da Thais Nunes) e à Fernanda Kuhl, Supervisora de Bem-Estar Animal do Marfrig, que não só ajudaram a servir, mas, também, a providenciar, às pressas, os produtos para a elaboração dos pratos.

Nenhum comentário: