quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Na Casa Pisani, a paixão pelo vinho atravessa gerações

As vinícolas da região sul do Brasil vem se destacando não só na produção dos melhores vinhos finos do país, mas também por manterem seus negócios em família. Este é o caso da marca Casa Pisani. O prazer por um bom vinho e uma boa mesa atravessa gerações, e a família italiana Pisani trouxe de Monte Carlo a idéia de transformar a paixão pela bebida em negócio.
A expansão da vitivinicultura catarinense combinada com pesquisas agropecuárias, desenvolvimento de cultivos e técnicas próprias para as condições de plantio e processamento são alguns dos fatores que explicam esta mudança na região de altitude catarinense e seu destaque na produção de vinhos.
Segundo estudos da Universidade Federal de Santa Catarina e Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude (Acavitis), os resultados obtidos com os primeiros vinhos elaborados demonstram o grande potencial da região para o cultivo de uvas viníferas. As características climáticas específicas são apontadas como diferencial na qualidade dos vinhos finos de altitude catarinenses, pois a altitude juntamente com o tipo de solo, índice pluviométrico entre outros aspectos do Estado cria uma condição climática diferenciada que permite a plena maturação das uvas, originando frutos com excelente qualidade para obtenção de vinhos, fato que vem surpreendendo os críticos.
A história que fez surgir o negócio de vinhos e espumantes finos da família Pisani segue a mesma linha do desenvolvimento da região da Serra do Marari e tem início com a ideia empreededora do empresário Caio Pisani. Em meados de 2000, o empresário dirigia o Grupo Imaribo, com quase 70 anos de história no setor florestal. Caio Pisani sempre foi um profundo apreciador de vinhos. Ao ter conhecimento dos estudos iniciados na década de 1990 e dos resultados da grande potencialidade da região, ele resolveu apostar em um novo ramo de negócios. Com a família mesclando residir no Paraná e em Santa Catarina, pesou o fato da região abrigar suas origens familiares há gerações.
As primeiras mudas foram plantadas em 2004. E dando continuidade ao projeto, em 2009 foi criada, por seus sobrinhos Betina e Bruno Pisani, a Casa Pisani. Hoje o empreendimento conta com uma oferta de cinco produtos, destacando-se o Casa Pisani Tinto Cabernet Sauvignon/Merlot 2009 medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas – Edição 2011 e o Casa Pisani Espumante Brut 2011 considerado pela crítica especializada a maior surpresa da altitude de Santa Catarina nos últimos anos.
A Casa Pisani também conta com o auxílio do renomado enólogo chileno, Sven Bruchfeld, produtor dos vinhos Polkura e eleito top 100 pela Wine Spectator, para acompanhar o processo do parreiral até o corte final de seus vinhos. Ela também integra a Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude – uma associação que busca proporcionar desenvolvimento e subsídio para a produção dos vinhos finos de altitude aliado ao desenvolvimento turístico das regiões de vinhedo.
Para o futuro a Casa Pisani pretende construir sua própria vinícola a médio prazo e investir em mudas de uvas para ampliar assim sua carta de espumantes, vinhos, fortificados e souternes. Já a curto prazo “ainda estamos aprendendo a superar os desafios do mercado brasileiro, pois ainda há a questão de competir com os produtos importados que chegam ao Brasil muitas vezes com tributação inferior a nossa e a dificuldade em quebrar as barreiras do preconceito com o vinho nacional”, finaliza Betina. Atualmente, os produtos são: Vinho Tinto Cabernet Sauvignon/Merlot 2009; Vinho Branco Chardonnay 2010; Vinho Branco Viognier 2010; Espumante Rosé Demi Sec 2010 e Espumante Brut 2011.

Nenhum comentário: