sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Marfrig vai reforçar parceria com produtores de ovinos do RS e estimular a oferta local










Guilherme Tessaro, diretor de Fomento do Marfrig
Foto DU/JN
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Na edição anterior do Blog, contei como preparei pratos com carne de cordeiro na XXVIII Feovelha, em Pinheiro Machado, especialmente convidado pelo Guilherme Azeredo Tessaro, diretor de Fomento do Marfrig para o Rio Grande do Sul. Lá,, técnicos do Marfrig discutiram e orientaram criadores sobre as melhores possibilidades de criação e a importância do mercado de cordeiros.
Tessaro mostrou que a ovinocultura brasileira apresenta grandes possibilidades de expansão e prova disso esta nos crescentes ganhos de qualidade e financeiros e na gradativa percepção favorável do consumidor. No Rio Grande do Sul, tradicional produtor de Ovinos brasileiro, o cenário atual é de recomposição da atividade - que já experimenta recolocação de plantel - e adoção de novas genéticas para gerar produtos de maior valor agregado.
O Marfrig, uma das maiores empresas de alimentos do mundo e atualmente a maior fornecedora de cortes de cordeiro no Brasil, vem há mais de três anos promovendo o fortalecimento de todos os elos desta cadeia no país, por meio de programas de relacionamento e fomento, parcerias com produtores para semi-confinamento, investimentos em genética e também acordos com entidades setoriais.
Guilherme Tessaro , Gerente do Fomento Ovino da Marfrig, apontou para a questão da sazonalidade da oferta, que é maior no verão e escassa no decorrer do ano. Queremos trabalhar juntos ao produtor mostrando que o aumento da oferta de cordeiro poderá ser absorvido, pois nossas plantas operarão o ano todo, por isso nossa proposta de parceria” afirma.
Os produtores instalados próximos à unidade do Marfrig de Alegrete poderão aumentar a oferta de cordeiro na entressafra, usando o sistema de engorda por semi-confinamento. “Outro aspecto é o acabamento de carcaça, necessário para padronização e qualidade de cortes, além da maturidade dos animais, com cordeiros normalmente abatidos entre os 6 e 14 meses. Nossos esforços também se concentram em obter carcaças mais pesadas”, complementa.
“O aumento da demanda e a maior exigência do consumidor quanto à qualidade da carne são determinantes para o investimento da companhia na criação de ovinos diferenciados, oferecendo um produto com qualidade superior ao varejo e ao setor food service”, conclui Tessaro.
Patrocinadora oficial da Feovelha 2012, o Marfrig, em parceria com a Associação de Vitivinicultores do Extremo Sul – RS (Vitisul), participou da Vitrine da Carne, nos dias 27 e 28 de janeiro, com objetivo de estimular o consumo e apresentar sua extensa variedade de cortes. Na ocasião aconteceram degustações de carne ovina preparadas no local por este bloguista – cordeiro no disco do arado e cordeiro ao molho de shitake, harmonizadas com vinhos e espumantes selecionados.

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