quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Imprensa alemã destacou a Vinícola Guatambu



Projeto da vinícola Guatambu, em estilo espanhol, assinado pelo arquiteto Celestino Rossi.






Colheita das uvas Chardonnay, dia 17 de janeiro, na Guatambu.

Isadora Pötter, Saskia Sá, Gabriela Pötter e Luciana Druzina, durante a gravação da série Amigas & Vinhos.




................
A Vinícola Guatambu e o pampa gaúcho foram destaque nas edições de fevereiro de duas revistas da Alemanha especializadas em vinhos, denominadas "Rebe & Wein" e "Der Badische Winzer", que juntas atingem 13.000 profissionais europeus ligados ao setor. As matérias foram produzidas pelo jornalista alemão Walter Eberenz, que visitou a Guatambu em novembro de 2011, durante o Concurso Mundial de Bruxelas Brasil. Na reportagem intitulada “Otimismo nos pampas brasileiros”, Eberenz aborda o potencial climático da região da Campanha e sua vocação para vinhos de alta qualidade, ilustrando a região com quatro fotos registradas na Guatambu, entre elas uma que mostra a vinícola enoturística em construção.
Dia 9, quinta-feira, a Guatambu fará um happy hour na Enoteca Conte Freire, em Porto Alegre, às 19h. Com a apresentação de Gabriela Hermann Potter, Engenheira Agrônoma e Mestre em Enologia, será a oportunidade de conhecer mais sobre o terroir da Campanha Gaúcha e sobre o Projeto "Guatambu Estância do Vinho". Localizada na cidade de Dom Pedrito, trabalha com vinhedos próprios e muito foco na qualidade. Destacam-se os vinhos Rastros do Pampa Cabernet Sauvignon, Luar do Pampa Gewurztraminer, além das linhas de espumante Poesia do Pampa e Guatambu Extra Brut.
Na inscrição, você recebe como presente uma garrafa de Ecos do Pampa Sauvignon Blanc ou Poesia do Pampa Demi-sec. Inscrição: R$ 35,00. Reservas e informações: 51 9331 6098 ou vinhoearte@gmail.com . Endereço: Rua Des. Espiridião Lima Medeiros, 156, Bairro Três Figueiras, Porto Alegre, site www.enotecacontefreire.com.br.
A Guatambu iniciou sua vindima no mês de janeiro, colhendo de seus vinhedos próprios em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha, as variedades Chardonnay, tradicionalmente conhecida como a rainha das uvas brancas, e a exótica Gewürztraminer. Ambas uvas serão destinadas à produção da premiada linha de espumantes Poesia do Pampa. Gabriela Pötter, responsável pelo projeto vitivinícola da estância, refere que, em face da estiagem que assola a região, houve uma antecipação na maturação das uvas mais precoces, sendo que, como no ano anterior, a qualidade dos frutos está impecável.
Um ponto alto do início de colheita da Guatambu foi a presença da equipe de produção de filmes e documentários das empresas Horizonte Líquido e Super 8 Produções, composto pelas jornalistas Saskia Sá e Luciana Druzina, que iniciaram as gravações do programa “Amigas e Vinhos”, que será veiculado a nível nacional nos canais TV Brasil e TV Cultura, e a nível internacional no canal Discovery Traveling and Living Channel (TLC), dentre outros, com veiculação para mais de 20 países. A ideia é divulgar a cultura do vinho de forma descontraída e descomplicada. A equipe teve o grande privilégio de filmar a retirada dos primeiros cachos de 2012, finalizando a visita com a degustação dos vinhos e espumantes Guatambu, que foram harmonizados com carne de cordeiro assado na brasa, típico prato da culinária gaúcha. Saskia e Luciana ficaram muito impressionadas com a qualidade dos vinhos e espumantes da Guatambu, bem como com a beleza da paisagem do local dos vinhedos, típica estância gaúcha.
Na sexta-feira, dia 3 de fevereiro, a Estância Guatambu recebeu a visita do Secretário da Agricultura do RS, Luis Fernando Mainardi, em Dom Pedrito. Valter José Pötter, e sua filha, Gabriela, da Guatambu, apresentaram a vinícola enoturística que está em construção, na beira da BR-293. Mainardi ficou impressionado com a dimensão e as tecnologias implantadas do projeto, de 3.000m², onde todos os processos de vinificação, envelhecimento e engarrafamento dos vinhos serão realizados no andar subterrâneo. A vinícola contará, entre outras coisas, com auditório, varejo e salão de eventos para 200 pessoas, visando oferecer a melhor infra-estrutura ao turista. A inauguração da vinícola está prevista para o segundo semestre de 2012.
Mainardi destacou a importância da região da Campanha para o setor vitivinícola, já que 18% da produção de vinhos do Brasil é oriunda da metade sul do Estado. "Trata-se de uma região que conta com vinhedos novos, com menor incidência de doenças, com clima perfeito e facilidade na mecanização", apontou o secretário. Por último, foi feito um brinde com o espumante Poesia do Pampa Brut. O produto, bastante elogiado, recebeu Medalha de Ouro no 8° Concurso Mundial Bruxelas Brasil.

Nenhum comentário: