quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Alta gastronomia regional no meio dos vinhedos


Chef Carlos Kristensen vai preparar almoço na Miolo
Arquivo JN
.........
Um banquete nômade, que já teve como cenário incríveis paisagens dos Estados Unidos, do Canadá e da Europa, percorre o Brasil pela primeira vez este ano, com o toque sofisticado do Hashi Art Cuisine. Os pratos do aclamado chef Carlos Kristensen, famosos entre os apreciadores da alta gastronomia de todo o mundo que vêm a Porto Alegre conhecer as suas criações, agora vão estar na mesa do renomado evento itinerante Outstanding in the Field. A proposta dessa aventura, concebida em 1999 pelo artista e chef californiano Jim Denevan, mescla simplicidade e ousadia: põe em evidência a produção dos alimentos no campo e faz os amantes da gastronomia colocarem o pé na estrada. A etapa gaúcha do evento ocorrerá dia 11 de março, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves.
Unindo natureza e cultura, a primeira turnê brasileira desse restaurante efêmero e sem paredes também vai visitar a Fazenda da Toca, em Itirapina (SP), aos cuidados da chef Helena Rizzo. Nos parreirais da Vinícola Miolo, Carlos Kristensen será o chef do evento, que costuma atrair a atenção de publicações como The New York Times, GQ, Forbes e Elle. Um dos motivos de tanta curiosidade são as locações inusitadas das refeições: de fazendas a jardins urbanos, do cume de montanhas até cavernas do mar, em ilhas isoladas ou em jardins suspensos no meio de megalópoles.
Aos participantes é oferecido um tour pelo local do evento, onde o proprietário explica sobre os produtos cultivados e as técnicas de produção utilizadas. Em seguida, a mesa oculta é descoberta e nela, agricultores e participantes sentam-se lado a lado para saborear o mix de ingredientes locais transformados em verdadeiras obras de arte pelas mãos do chef convidado.
Na edição gaúcha do evento não será diferente. Carlos Kristensen faz questão de respeitar os modos locais de produção dos alimentos. No cardápio concebido pelo chef há somente ingredientes do terroir da região de Bento Gonçalves: desde a degustação inicial, passando pelo coquetel e chegando aos pratos principais e à sobremesa. Entre as diversas maravilhas de dar água na boca estão a codorna braseada e a polenta mole elaborada com uma farinha de milho especial, produzida num moinho de pedra, com lascas de queijo pecorino de ovelha maturado e molho de ossobuco. Os quatro pratos assinados por Kristensen vão ser harmonizados por vinhos e espumantes de primeira linha da Miolo.
O caráter efêmero da proposta tem tudo a ver com o trabalho artístico do mentor do evento. Os desenhos em grande escala de Jim Denevan, feitos em areia, terra e gelo, ainda que exijam horas de trabalho, às vezes duram somente alguns minutos, até que uma maré ou outra transformação natural desmanche os seus contornos. As ações repetem procedimentos dos artistas da land art que, a partir da década de 1960, deram as costas aos limites impostos por museus e galerias e passaram a explorar elementos naturais e vastas paisagens a céu aberto. Assim como as obras desses artistas, o Outstanding in the Field e a arte gastronômica do chef Carlos Kristensen buscam novos horizontes, provocando experiências e sensações que, embora breves, ficam registradas para sempre na memória.
Os ingressos para o evento custam R$ 450,00 e podem ser adquiridos através do site www.oitf.com.br.

Nenhum comentário: