sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ABE começa a organizar 4ª edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia

Trabalhos para esta edição devem ser enviados até 16 de abril. Porém, interessados na publicação em 2013 podem fazer inscrição durante todo o ano.
Depois de publicar 27 trabalhos inéditos em três edições (desde 2009) e estar contribuindo para a qualificação dos profissionais que atuam na cadeia produtiva da uva e do vinho, preenchendo uma lacuna existente no meio científico, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) se prepara para a 4ª edição da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia. A grande novidade é que os trabalhos podem ser enviados durante todo o ano. Entretanto, somente os apresentados até 16 de abril e aprovados pelo Comitê Editorial serão publicados na revista deste ano. Os trabalhos recebidos após esta data serão avaliados por ordem de inscrição, aguardando para serem publicados na edição de 2013.
A revista passa a contar com um novo editor, o pesquisador da Embrapa Uva e Vinho, Dr. Alberto Miele. Os trabalhos inéditos, entre artigos técnicos e científicos e revisões bibliográficas críticas, devem ser enviados para o e-mail revista@enologia.org.br. As normas que devem ser seguidas e instruções indicadas constam no site www.enologia.org.br ou no arquivo em PDF em anexo.
Critérios como clareza, objetividade, fundamentação teórica, metodologia, originalidade, entre outros, são amplamente analisados pelo Comitê Editorial, que avalia todos os trabalhos inscritos. A distribuição dos mil exemplares é feita para todos os associados da ABE, participantes da 20ª Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2012, bibliotecas de cursos relacionados à área (Tecnologia em Viticultura e Enologia, Agronomia, Engenharia de Alimentos, etc.) e entidades do setor vitivinícola.
Com a revista, a ABE contribui para a formação e informação de enólogos, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, pesquisadores, entre outros, que necessitam de uma literatura mais ampla, que preencha a espaço existente em torno do assunto.
Editada pela ABE, a revista tem periodicidade anual. As três edições publicadas estão disponíveis no site da ABE (www.enologia.org.br) e podem ser baixadas em arquivo PDF.
Comissão Organizadora: Comitê Editorial:
Christian Bernardi
Alberto Miele
Carlos Abarzúa
Cláudia Stefenon
Dario Crespi
Dirceu Scottá
Luciano Vian
Juliano Perin Dr. Alberto Miele (Editor)
Dr. Carlos Eugênio Daudt
Dr. Celito Crivelaro Guerra
Dr. Eduardo Giovannini
Dr. Erasmo José Paioli Pires
Dr. Jean Pierre Rosier
Dr. Luciano Manfroi
Dr. Maurilo Monteiro Terra
Dra. Regina Vanderlinde
Dr. Sérgio Ruffo Roberto
Dr. Vitor Manfroi

Nenhum comentário: