sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Vinitude - seis vinhos de Portugal

Andei por Portugal, visitando 11 vinícolas do Alentejo, do Algarve e da Península de Setúbal, muito bem acompanhado pela Sónia Fernandes, da VinePortugal, e, como é lógico, fiquei antenado para os vinhos portugueses. Leio, agora, que a Vinitude – WWW.vinitude.com.br – está oferecendo seis diferentes D.O.C de Portugal por R$ 288,00 e acho que vale a pena comprar e beber. Eis os vinhos:
Samora Tinto 2008
Região: Ribatejo
Composição: Castelão (Periquita) / Trincadeira /
Alicante Bouschet
É um vinho de cor rubi intenso e escuro, com aromas que lembram a notável casta Alicante Bouchet, com frutas bem maduras e flores como violetas. Boa intensidade aromática e, sobretudo, elegância na boca. A forte personalidade gustativa, a extrema maciez e o fim de boca enxuto fazem deste vinho uma opção a todo momento.Ótimo para combinar com queijos de massa semi-dura, pizzas e massas de molhos vermelhos leves.
Dona Helena Tinto 2009
Região: Palmela
Composição: Castelão
Cor vermelho tijolo, intensos aromas de temperos e de frutas vermelhas. Sabor bastante delicado com boa estrutura e presentes taninos. Com o passar dos anos desenvolve cada vez melhores notas de frutas secas, chocolate, café e temperos. Persistente e agradável retrogosto. Casa muito bem com carnes assadas e queijos cremosos, especialmente com um queijo de ovelha amanteigado que comi no Palácio da Bacalhôa.
Capitão Rayeo 2009
Região: Alentejo
Composição: Trincadeira / Syrah / Alicante Bouschet
Com o clima quente do Alentejo, o vinho Capitão Rayeo 2009 é um vinho de cor rubi intensa com notas de frutas vermelhas e muito frescor. Na boca é um vinho agradável, macio, e fácil de beber. Acompanha muito bem massas, pizzas e carnes grelhadas, como uma queixada de porco preto do Alentejo, preparada pelo chefe do Tombalobos.
Salsus Vinho Verde 2010
Região: Minho
Composição: Trajadura / Loureiro / Azal
Cor amarelo limão brilhante e aroma de explosão jovem. Pronuncia frescor de frutas cítricas e minerais. É jovem e vibrante. No nariz, uma borrifada de citrinos, mineral e xisto. Acidez crocante e um acabamento limpo refrescante. Ótimo com mariscos, saladas de frutas ou como aperitivo.
Azul Portugal Douro 2008
Região: Douro
Composição: Touriga Nacional / Touriga Franca / Tinta Roriz / Tinta Barroca
Cor rubi escuro, aroma de frutas vermelhas e cassis, Na boca é intenso, elegante e muito macio. Seu final é longo e aveludado. Combina bem com carnes assadas e queijos maturados.
Azul Portugal Bairrada 2007
Região: Bairrada
Composição: Baga / Touriga Nacional / Tinta Roriz
Cor Rubi, aroma intenso e complexo. Na boca se mostra bastante encorpado, com notas de frutos vermelhos e nuances de chocolate com taninos bem equilibrados. Seu final é rico e elegante. Acompanha muito bem pratos de carne.

Nenhum comentário: