sábado, 17 de dezembro de 2011

Vinícola Perini é destaque em Anuário Vinhos do Brasil








Perini Osaka Sushi Wine
Foto Isabel Lermen/Divulgação
.............




Muita gente está comemorando as simpáticas colocações de Marcelo Copello sobre seus produtos no Anuário do Vinho recentemente lançado. Os Perini, principalmente, porque a publicação consagrou o Perini Osaka Sushi Wine como o melhor vinho rosé do Brasil.
A Vinícola Perini figura como um dos grandes destaques do primeiro Anuário Vinhos do Brasil, uma publicação da empresa Baco Multimídia, em parceria com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e o projeto Wines of Brasil. O Perini Osaka Sushi Wine foi considerado o melhor vinho na categoria Rosé, na avaliação do jornalista Marcelo Copello, um dos maiores críticos de vinhos do Brasil e diretor-editorial da publicação. Elaborado para harmonizar com a culinária japonesa, o rótulo foi considerado pelo especialista como dono de um aroma que remete a “frutas frescas, com toques florais”. “Em boca é leve e fresco, sente-se um toque de doçura, com equilíbrio entre acidez e maciez”, destacou Copello. O rótulo foi desenvolvido especialmente para o restaurante Osaka de Caxias do Sul (RS) e São Paulo.

No total, o jornalista degustou 284 amostras às cegas (sem ver os rótulos), das quais sete rosés. A vinícola ainda emplacou boas notas em outras duas categorias da maior prova de vinhos brasileiro do ano. O vinho tinto Perini Quatro obteve bom desempenho, marcando 87 pontos na categoria Tintos Cortes, enquanto o Perini Licoroso Branco alcançou os 85 pontos entre os vinhos Doces e Fortificados.
O Anuário Vinhos do Brasil traz um cenário farto sobre a produção nacional de vinhos, com informações como as regiões produtoras, castas mais utilizadas, gastronomia, enoturismo, entre outros temas. A ideia é que o leitor conheça as diferentes faces dos produtos elaborados em solo nacional de uma maneira leve, já que a publicação é ilustrada com belas imagens das regiões produtoras.
Através de uma parceria com a rede nacional de culinária japonesa Osaka, a Vinícola Perini desenvolveu o Osaka Sushi Wike especialmente para harmonização com pratos japoneses à base de pescados exóticos e aromas complexos, como peixes frescos. O Perini Osaka Sushi Wine foi elaborado com uvas tintas (Cabernet Franc e Merlot) parcialmente maceradas e aliadas à tecnologia empregada na produção de vinhos brancos.
Diretor-editorial do primeiro Anuário Vinhos do Brasil, o jornalista Marcelo Copello é sócio-diretor da Baco Multimídia. É considerado um dos principais formadores de opinião sobre a cadeia vinícola no Brasil e foi em escolhido, em junho, como “Personalidade do Vinho 2011” pelos leitores do site “Enoeventos”. Além disso, foi eleito, em 2009, como o melhor e mais influente jornalista de vinhos pela revista alemã Meininger’s Wine Business International, a mais respeitada do setor, com circulação em 40 países.

Nenhum comentário: